Patrulha Maria da Penha: 20 mil mulheres atendidas na Grande Ilha

Para tratar do balanço de ações dos últimos anos em prol das mulheres, o governador Flávio Dino reuniu, nesta segunda-feira (20), no Palácio dos Leões, com a comandante de Segurança Comunitária e coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha, coronel Maria Augusta de Andrade Ribeiro, que na oportunidade foi homenageada pela sua atuação que completará 5 anos à frente da Patrulha. O encontro contou, ainda, com a presença da secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça; da senadora Eliziane Gama; da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; da primeira-dama do Estado do Maranhão, Daniela Lima; e das deputadas Thaiza Hortegal e Helena Duailibe.

Na oportunidade, a comandante de Segurança Comunitária e coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha, coronel Maria Augusta, comemorou o avanço do Estado quanto às políticas que fortalecem a rede de proteção à mulher maranhense e destacou, ainda, cerca de 20 mil mulheres da Grande Ilha, já atendidas pela Patrulha.

“Primeiramente, gratidão. Um momento como este, ser homenageada pelo governador Flávio Dino, para mim, foi uma surpresa. Fiquei muito honrada em falar deste trabalho que é a Patrulha Maria da Penha, criado pelo governador Flávio Dino, um decreto de 2016 para que fosse dada maior efetividade a Lei Maria da Penha. Com isso, só aqui na Região Metropolitana, em quase 5 anos de atuação, são quase 20 mil mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha, sendo acompanhadas com medidas protetivas. Então, o Maranhão é um dos estados que mais avança nas políticas públicas para mulheres, nesse cuidado, no fortalecimento e na valorização da mulher. A Patrulha veio como um braço, também, nessa rede de proteção à mulher, muito atuante. O governador se preocupa, e para nós, como mulher, como representante da Patrulha, eu fico muito feliz”, comemorou a coronel.

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, parabenizou a coronel Augusta e o governador Flávio Dino, que não medem esforços e investimentos para salvar as mulheres vítimas de violências.

“O Governo do Estado, através de várias secretarias, da Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Segurança tem desenvolvido um forte apoio às políticas públicas para todas as mulheres. Quero aqui parabenizar o nosso governador Flávio Dino, que não tem medido esforços nesses investimentos, a exemplo disso é resultado da Patrulha Maria da Penha, que é referência nacional, para o Brasil inteiro, e já foi premiada nacionalmente pela sua efetividade, por esse projeto que salva a vida de mulheres vítimas de violências, que não chegaram ao feminicídio por conta da excelência desse trabalho, da humanização, de todo o apoio dessa equipe que a coronel Augusta tem comandado. Quero aqui parabenizá-la”, disse a secretária da SEMU.

Na ocasião, a senadora Eliziane Gama frisou a importância de uma gestão estadual que prioriza a mulher e assegura um serviço ostensivo, com acolhimento efetivo e humanizado às vítimas de violência.

“Para mim, é uma felicidade muito grande estar em um evento capitaneado pelo governador Flávio Dino, que tem dado prioridade às mulheres, e em uma homenagem muito importante à coronel Augusta, que é uma referência para a gente, é uma mulher inspiradora para todas as maranhenses. E o governador Flávio Dino fez história no Brasil ao ser o 1º estado com essa ideia inovadora da implantação da Patrulha Maria da Penha, uma unidade militar de mulheres, em sua maioria absoluta, que vai fazer atendimento humanizado a essa mulher em um momento terrível da sua vida. A mulher violentada está cheia de problemas, de dificuldades e apreensões. Quando você chega com uma equipe qualificada, treinada, que tem toda uma condição técnica de atender, se evita que essa mulher seja, mais uma vez, vítima”, frisou a senadora.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, destaca algumas das políticas e equipamentos elaborados pelo Governo do Estado no enfrentamento efetivo ao feminicídio no Maranhão.

“Com o Governo Flávio Dino, a gente teve uma implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres, que foram positivadas através de leis, decretos. Então, foram muitas construções, a criação da Patrulha Maria da Penha, o Departamento de Feminicídio, Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Maranhão, também o aplicativo “Salve Maria – Maranhão”, Delegacia Online. Foram muitas as ações que vêm sendo organizadas para a proteção efetiva das mulheres. A Casa da Mulher Brasileira é uma dessas ferramentas, porque reúne, no mesmo espaço, todos esses órgãos que fazem o atendimento das mulheres vítimas de violência e, assim, garantem a sua proteção e o enfrentamento real ao feminicídio”, pontuou Lucena.