Passeio ciclístico encerra programação do Outubro Rosa
O rosa das camisetas com a decoração das bicicletas tomou as ruas de Imperatriz no último sábado, 30, durante o I Passeio Solidário Outubro Rosa. Mais de 300 ciclistas passaram pelas principais ruas da cidade, levando a mensagem da necessidade de prevenção ao câncer de mama. Organizado pela Coordenação de Oncologia do Município, a programação encerrou as atividades da campanha em Imperatriz.
O colorido do tom que dar a cor ao mês de outubro, esteve presente no passeio ciclístico também por meio do ônibus rosa e do trenzinho da alegria que levou as princesas – denominação carinhosa que a coordenadora Vilenice Batista deu às mulheres em tratamento de câncer aqui na cidade. Uma linda e animada festa encerrada na Praça Pedro Américo nos Três Podres, com distribuição de frutas e sorteio de brindes.
“Precisávamos expandir essa mensagem no final das nossas atividades da campanha, mostrando o quanto é importante a prevenção para o diagnóstico precoce e, com a presença das nossas princesas, a mensagem se tornou mais marcante. No entanto, como elas não poderiam ter esforço físico, levamos no trenzinho. Foi também uma forma de homenageá-las por serem tão guerreiras nessa luta contra o câncer” – disse a coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista.
Com um percurso de aproximadamente 10km, o passeio saiu do Centro de Especialidades Médicas Três Podres, seguiu pela Avenida Bernardo Sayão, Rua Fortunato Bandeira e XV de Novembro até a Beira Rio, onde teve a primeira parada de hidratação. Do cartão postal, seguiu pela Dom Pedro I, Avenida Ribamar Fiquene, Dom Pedro II, Rua Vilela, Rua Ceará, Avenida Getúlio Vargas, Rua Rio de Janeiro até o ponto de encerramento, na Praça Pedro Américo nos Três Poderes.
A coordenadora agradeceu a todos que fizeram o passeio e as demais atividades do mês acontecer. “Quero aqui agradecer aos nossos patrocinadores que sempre nos dão total apoio para realização dessa grande festa durante todo o mês de outubro” – ressaltou.
Ações
Ela ressalta que durante todo o mês, uma séries de atividades foram realizadas para chamar a atenção da população para importância da prevenção do câncer e também para homenagear as mulheres em tratamento.
“Tivemos um lindo baile anos 80, onde pudemos ver a felicidade estampada em muitos rostos, que geralmente vivem angustiados pela tristeza da rotina do tratamento. Também realizamos um café da manhã com as princesas que contou com louvor, homenagens e sorteio. Ainda fizemos vários atendimentos in locu com a equipe da Unidade Móvel Oncológica, que percorreu vários bairros e levou mais de 4 mil consultas e exames a diversas pessoas”.