O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Partes agendam reclamações por videoconferência no 6º Juizado Cível e das Relações de Consumo

Diante da suspensão das atividades presenciais e outras medidas restritivas sanitárias, o 6º Juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luís, localizado no Monte Castelo, está realizando agendamento de registros de reclamações cíveis de usuários pelo sistema de videoconferência. 

A pessoa pode agendar a sua atermação por meio do aplicativo de mensagens whatsapp (98-99981-1660), que será realizada, conforme disponibilidade de horários, nas segundas, terças ou quintas feiras, no horário entre as 8h30 e 11h30, com intervalos de uma hora para cada videoconferência. Uma vez combinado o atendimento, o usuário terá acesso à sala virtual de atermação (link https://vc.tjma.jus.br/6jecslzs3), ou por meio de leitura do código QR, por celulares com o recurso de leitura dessa ferramenta.
 
Para o processamento da reclamação pelo reclamante é indispensável, antes da data e horário agendados, enviar documento pessoal de identificação (RG ou CNH), comprovante de residência (água ou luz) atualizado e todos os documentos que sustentem ou façam referência ao fato a ser relatado, para o e-mail: jzd-civel6@tjma.jus.br.

Para a juíza do 6º Juizado Cível e do Consumo, Lucimary Castelo Branco, com o agravamento do quadro geral da pandemia, levando à suspensão do atendimento presencial, é imperativo disponibilizar aos jurisdicionados meios mais simples e práticos de acesso às salas virtuais de audiência e de atermação – estas criadas recentemente pela unidade, “É primordial não deixar as partes e advogados à margem dos serviços prestados por esta unidade”, explica.

CÓDIGO QR

O juizado criou código QR para três salas virtuais destinadas às audiências e atermações de novas reclamações pelas partes interessadas. Ciente desse código, basta a parte direcionar a câmera do celular e será direcionado, automaticamente, ao ambiente virtual do sistema de videoconferência, não sendo necessário digitar no navegador do celular o endereço eletrônico de cada ambiente. 

Os códigos e os endereços das salas de audiência são fornecidos às partes e advogados por intimações expedidas em cada processo. Já o código QR e o endereço da sala de atermação são informados durante o agendamento do atendimento, por telefone ou presencialmente, e disponibilizados no site do Tribunal de Justiça.

Além dos códigos e endereços das salas, o 6º Juizado Cível e das Relações de Consumo está à disposição dos usuários pelo telefone fixo (98) 3243-9297, celular/whatsapp (98) 99981-1660 e pelo e-mail jzd-civel6@tjma.jus.br.