Parceria entre Sepe, Imesc e Agerp expande utilização da Plataforma Imesc Amplo
A parceria entre a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), que objetiva a cessão de uso da Plataforma Imesc Amplo, aplicativo de monitoramento de indicadores dos municípios maranhenses, foi formalizada nesta segunda-feira (26).
O secretário de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, destacou que a plataforma tem como diferencial permitir a construção de bases de dados de acordo com as necessidades dos gestores das secretarias e órgãos do Estado. “Essa plataforma oferece um conjunto de informações que auxiliam gestores públicos na tomada de decisões estratégicas e também no planejamento de ações. E a parceria com a Agerp amplia, também, a base de dados que o Imesc já possui”, analisou.
Já o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, explicou que o Imesc Amplo realiza pesquisas georreferenciadas e possibilita a coleta de dados, por meio de formulários offline. “A ferramenta é adaptável a qualquer tipo de pesquisa, o que facilita a criação de formulários, o cadastramento de pesquisadores e usuários, a exportação dos dados tanto em formato excel como web, além da inclusão de imagens”.
O presidente da Agerp, Júlio Mendonça destacou que o compartilhamento de dados entre os órgãos é benéfico para todo o estado. “Por funcionar de forma offline, o Imesc Amplo permitirá o monitoramento das pesquisas de campo em todo o Maranhão, vai auxiliar bastante em nossos projetos de pesquisa, como o Assistec Mandioca, que busca aumentar a produtividade do tubérculo no Maranhão e dinamizar a renda no plantio da cultura entre os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, destacou o presidente da Agerp.
Além do Imesc Amplo, que é voltado para gestores públicos, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, autarquia vinculada à Sepe, também possui a plataforma Data Imesc, que permite o acesso de toda a sociedade a um banco de dados com indicadores no âmbito nacional, regional, estadual e também municipal.