Geral

Para ABAV-MA, Caminho dos Guarás, lançado em Brasília, reforça o potencial turístico do Maranhão

O lançamento do Caminho dos Guarás pela secretaria de turismo de São Luís (SETUR)foi um dos pontos de destaque da ABAV Expo 2024 realizada em Brasília. A nova rota turística tem grande potencial e deve  impulsionar o turismo no Maranhão. O roteiro é composto por paisagens exuberantes com a rica biodiversidade da Baixada Maranhense e promete atrair turistas em busca de ecoturismo e aventura, além de fortalecer a economia local através do turismo sustentável.

O Caminho dos Guarás percorre áreas de grande valor ambiental, como manguezais, campos inundáveis e áreas de proteção, onde é possível observar a fauna e flora características, incluindo a presença dos guarás, aves de plumagem vermelha que dão nome à rota. A proposta é que a nova rota se torne um dos principais destinos para amantes da natureza e aventureiros, consolidando o Maranhão como referência no ecoturismo no Brasil.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Maranhão (ABAV-MA), Dayanna Barbosa, destacou a importância da iniciativa para o turismo local e nacional. “O Caminho dos Guarás é uma grande oportunidade para mostrar as belezas naturais do nosso estado e também promover o desenvolvimento sustentável de regiões que, até agora, eram pouco exploradas pelo turismo. A ABAV acredita no enorme potencial dessa rota para gerar emprego e renda para as comunidades locais e atrair turistas de todo o Brasil e do mundo”, afirmou Dayanna Barbosa.

Além disso, ela ressaltou que o projeto reforça a valorização do turismo de experiência, que tem ganhado cada vez mais adeptos, e o papel das agências de viagem em promover destinos que combinam natureza e cultura local. “Estamos entusiasmados com o Caminho dos Guarás, que não só vai atrair visitantes, mas também vai oferecer uma experiência única e autêntica, conectando o viajante à essência do Maranhão”, reforçou Dayanna.

Com o lançamento, realizado pelo secretário municipal de turismo de São Luís, Saulo Santos, a expectativa é que a nova rota traga visibilidade ao estado, contribuindo para o fortalecimento da cadeia turística e para a preservação ambiental, além de beneficiar as comunidades locais por meio de iniciativas de turismo sustentável.

A nova rota turística contemplas quilombos, praias, gastronomia, rios, mangues, ilhas, entre outros e doi lançado após um ano da assinatura do termo de cooperação técnica entre os municípios dos polos turísticos de São Luís e Floresta dos Guarás e o setor privado, resultando na criação do Caminho dos Guarás.