Pão nosso de cada dia

Em muitas culturas, o pão é sinônimo de sobrevivência, estima-se que o alimento existe há mais de 17 mil anos, e, no decorrer dos anos, cada cultura desenvolveu tipos de pão diferentes.

Para além de saciar a fome, o pão pode ser servido de diversas formas, para preparar lanches quentes ou frios e, até mesmo, servir entradas antes das refeições. O pão é um alimento prático e saboroso, há vários tipos de pães, os  integrais e com grãos, que são ideais para quem está de dieta, o pão de queijo para os que gostam de sabor e não se preocupam com calorias, e o pão branco, também chamado como pão francês, careca, de sal, que é o mais consumido pelos brasileiros.

A maioria dos pães são feitos basicamente com farinha, sal, água e fermento e cada padeiro vai usando da criatividade para criar várias receitas de pães. Vamos ver algumas opções que você pode encontrar nas lojas do Grupo Mateus.

Pão caseiro e de forma

Semelhante ao pão de sal, é mais fofinho por receber gordura na receita, normalmente manteiga. Tem uma casca mais macia e, dependendo de como é assado, pode ser a base do pão de forma também.

Brioche

É feito com muita manteiga e ovos, e por isso tem um aspecto tão macio e único. Sua sova à mão é difícil, pois o elevado teor de gordura dificulta a formação da teia de glúten, que é o que dá estrutura a todos os pães. 

Croissant

É a massa folhada com a adição de fermento. Constituído apenas de uma massa como a do pão francês, recebe uma generosa camada de manteiga e vai sendo dobrado por diversas vezes para que, após assar, fique folhado. Esse pão é tão icônico que sua autoria é reivindicada por vários países.

Pão de leite

Também muito popular ao redor do mundo, trata-se do pão de hambúrguer e de cachorro-quente. Possui leite e manteiga em sua composição, o que resulta no pão fofinho e úmido que conhecemos. A casca brilhante e dourada deve-se a uma mistura de amido e água pincelada sobre o pão no final de sua cocção.

Ciabatta

De origem italiana, esse pão leva azeite em sua composição e possui o clássico formato de envelope. Por conta da alta quantidade de água e azeite, possui o aspecto conhecido de alvéolos grandes e irregulares e massa com estrutura firme.