Palacete Gentil Braga recebe exposição “Rio Anil: Esgotado”

Na próxima segunda-feira (11), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), abre as portas da Galeria Antônio Almeida, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782), para receber a exposição “Rio Anil: Esgotado”, das jornalistas Carla Barros e Thayane Maramaldo, que reúne fotografias a partir de olhares das belezas e degradação de um dos principais rios de São Luís. A abertura da exposição ocorre a partir das 18h.

A mostra tem como objetivo dar visibilidade ao rio Anil por meio do fotojornalismo e dos retratos dos locais onde ele ainda vive e principalmente onde está destruído. A produção fotográfica apresenta a vida ao redor do rio e a relação dos moradores de áreas próximas a ele.

A série de 25 fotografias registradas em diversos pontos da capital maranhense, onde o rio Anil atravessa, faz parte do fotolivro que leva o mesmo título da exposição, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das autoras, publicado em julho deste ano no formato de e-book. O trabalho conta com a organização do professor da UFMA José Ferreira Júnior e as fotógrafas Mary Aurea Costa e Maria Thereza Soares.

Acessibilidade

Parte do acervo de fotografias exibido no local possui audiodescrição, recurso que possibilita que pessoas com deficiência visual possam ser inclusas com acessibilidade para participar e compreender a exposição.

O público poderá visitar gratuitamente a exposição no Palacete Gentil Braga, localizado na Rua Grande, no Centro de São Luís, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.