Giro de Noticias

Pais de recém-nascidos aprovam atendimento na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

“Queremos agradecer por todo amor e cuidado”. A declaração é de Denice Silva, mãe das gêmeas Maria Eduarda e Maria Helena, que tiveram alta, na última semana, da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). A unidade é referência estadual em atendimento à gestação de risco e conta com pediatria clínica, UTI pediátrica, neonatal e adulto.

Maria Eduarda e Maria Helena nasceram em 11 de dezembro de 2022. Com 33 semanas, estiveram internadas na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) da MACMA. Nasceram prematuras e tiveram alta um mês após o nascimento. 

“Todos estarão sempre em nossos corações e das meninas também. Agradecemos a equipe da UTI, da UCINCo [Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional] e da UCINCa e toda a equipe de assistência social”, completou Denice Silva.

Nos últimos anos, a MACMA recebeu, do Governo do Estado, investimentos que promoveram melhorias no atendimento às gestantes e aos bebês. Foi realizada, por exemplo, a implantação da Sala Cuidar, uma rede de atenção às urgências e emergências obstétricas. A unidade, que é referência estadual para parto de alto risco, também recebeu investimentos na atenção hospitalar com a entrega do centro cirúrgico, sala de tomografia e a ampliação do número de leitos de retaguarda materna.

Além da mãe Denice e das gêmeas Maria Eduarda e Maria Helena, os investimentos impactaram a vida dos pais de Ravi, Elizeu Velar e Claudiana da Silva Velar. Ravi nasceu de 31 semanas, já registrou alta da maternidade e o contentamento dos pais com o atendimento foi relatado à equipe que atendeu o recém-nascido. 

“Parabenizamos pelo magnífico trabalho de todos os profissionais. Temos ciência de quão difícil e trabalhoso foi trabalhar com o Ravi”, disse Claudiana. “Louvo a Deus por essa equipe extraordinária que faz a diferença, Deus colocou o Ravi no momento certo, no lugar certo e com as pessoas certas”, completou Elizeu. 

A unidade, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Instituto Acqua, conta especialidades como Cardiologia, Gastropediatria, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria, Geneticista, Ginecologia, Infectologia e Obstetrícia.

A enfermeira Neonatologista e supervisora da UCINCo e UCINCa, Marina Karole Barroso, destaca que os profissionais da unidade Neonatal estão sempre participativos em cursos de sensibilização, para que haja bom acolhimento e humanização com o recém-nascido e com a família. 

“Para a equipe é muito gratificante receber essas mensagens de carinho e gratidão. É uma sensação de dever cumprido e confirmação que os processos de trabalho estão sendo realizados com excelência”, contou Marina Karole Barroso.