O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Paço do Lumiar: 63,54% das vacinas enviadas para o município, já foram utilizadas

O número corresponde a 535 pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, desde que a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, recebeu na semana passada o primeiro lote de imunizantes com 842 doses.

Seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Imunização, formalizado a partir de instruções normativas do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (Ses-MA) para o armazenamento, distribuição e vacinação em grupos prioritários contra a Covid-19. Neste primeiro momento as doses das vacinas, estão sendo destinadas aos profissionais da saúde. “Estamos aguardando o envio de novas doses da vacina. A medida que fomos recebendo novas levas aumentando o número de doses, nós, vamos automaticamente inserindo os grupos prioritários determinados pelos órgãos reguladores responsáveis”, explicou o secretário de saúde do município, João Muricy.

O coordenador de Vigilância em Saúde de Paço do Lumiar, Raphael Pessoa, lembra que até o presente momento o município só recebeu doses da vacina CoronaVac. E que as 842 doses deram o start na campanha de vacinação emergencial visando a imunização com uso de duas doses da vacina para cada pessoa. “Nós estamos fazendo o controle e acompanhamento destas doses da vacina por meio da identificação destes profissionais e informando ao Ministério da Saúde e Ses-MA, por meio de plataformas específicas”.

A SEMUS reforça essa transparência que além da plataforma utilizada pelo governo do estado (https://painel-covid19.saude.ma.gov.br/vacinas) a população pode acompanhar e se informar sobre o número de pessoas vacinadas pelas redes sociais da secretaria e prefeitura. “Nossos números estão disponibilizados para qualquer pessoa em nossos canais oficiais, Instagram, facebook e também no site do município. Estes dados são atualizados à medida que a vacinação avança com aplicação de doses disponíveis”, enfatizou o secretário João Muricy.