Pacientes recuperados da Covid-19 aprovam cuidados recebidos no Hospital Macrorregional de Santa Inês

Mais pacientes do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, tiveram alta na última semana. Consuelo Soares de Sousa, de 61 anos, e Dyonney Nunes Lopes, de 38 anos, foram dois dos quatro recuperados que já saíram da unidade de saúde e retornaram ao convívio familiar. Os pacientes aprovaram os cuidados recebidos na unidade, que faz parte da rede estadual de saúde e tem cumprido um importante papel no combate à Covid-19 na região.

Para o professor Dyonney Lopes, que reside em Pindaré-Mirim, o tratamento especializado e a assistência oferecida pelos profissionais da unidade de saúde foram fundamentais para a recuperação. “Recebi alta após 12 dias. Passei pela UTI, onde fiquei cinco dias e logo depois fui para enfermaria. A equipe me tratou muito bem e sei que eles deram o seu melhor para minha melhora”, comentou o professor, emocionado ao deixar o hospital.

O diretor-geral da unidade de saúde, Erick Bringel, que atua nos cuidados de pacientes com Covid-19, explicou como foi o tratamento. “O Dyonney foi regulado para a nossa unidade com pedido de UTI. Observamos que havia um comprometimento pulmonar muito grave, então ele passou a parte crítica na UTI e chegou perto de precisar de ventilação mecânica, mas com toda intervenção médica e medicação necessária, conseguiu superar e concluir o tratamento na enfermaria e está voltando para casa”, detalhou.

A equipe multidisciplinar do Hospital Macrorregional Tomás Martins, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é formada por profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Os profissionais acompanham diariamente a evolução do quadro clínico dos pacientes e atuam para a recuperação dos acometidos pela doença.

Consuelo Soares, moradora de Santa Inês, recebeu alta após seis dias de internação e também avaliou positivamente a assistência recebida na unidade de saúde. “Estou saindo e terminarei o tratamento em casa. Foi boa a assistência e agradeço a todos médicos, enfermeiros e demais. Estou feliz de voltar para casa”, relatou.

Ao receberem alta, os pacientes são orientados a continuar seguindo as recomendações de uso de máscaras, lavagem das mãos, utilização de álcool gel e a respeitar o isolamento social. Novas consultas com os recuperados são marcadas para reavaliar os pacientes de forma periódica.