Pacientes aprovam serviços de saúde do Centro de Referência da Pessoa Idosa
“Todos aqui são muito atenciosos, desde a recepção até o atendimento. Isso nos motiva a continuar cuidando da saúde”, afirma dona Maria Laíres da Silva, de 70 anos, uma das pacientes assistidas pelo Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi). Inaugurado há quase um mês pelo Governo do Estado, o equipamento já realizou 3.860 atendimentos e tem como público-alvo pessoas idosas a partir dos 60 anos.
“O Creaispi é resultado de uma preocupação do Governo do Estado com a população idosa. A proposta do espaço é oferecer um atendimento completo, pois acreditamos que uma assistência, para ser de qualidade, precisa alcançar tanto o bem-estar na área da saúde quanto no âmbito social. Ficamos felizes por saber que diversas pessoas têm conseguido encontrar o que procuram no espaço”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O Centro presta assistência a moradores dos municípios São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, que apresentem, na Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), perdas cognitivas, funcionais, problemas sociais ou grandes Síndromes Geriátricas, que necessitam de abordagem multidisciplinar especializada.
O senhor Roberto Sidney, de 64 anos, foi atendido pelo cardiologista e avaliou positivamente o atendimento. “É a primeira vez que venho aqui. O local é excelente e jamais poderia imaginar que faz parte da rede pública. O que mais me chamou atenção foi a qualidade e espero que o serviço permaneça desta forma por muito tempo”, disse.
De acordo com o diretor clínico do Creaispi, Luiz Alfredo Malheiros, o espaço busca criar um ambiente de aconchego ao mesmo tempo em que disponibiliza consultas médicas de rotina. “Nosso objetivo é permitir que o idoso receba a atenção como de fato ela deve ser feita, com profissionais engajados no cuidado para este público em especial, de forma a fazer intervenções que resultem em reparações em tempo hábil”, destacou.
Funcionamento
O equipamento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, em São Luís, onde funcionava o Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Cohab. A unidade recebe pacientes encaminhados por unidades da rede pública de saúde. O agendamento pode ser realizado nas unidades do Viva Procon, aplicativo ou site do órgão e por ligação ou WhatsApp do Disque Saúde, no número (98) 3190-9091.
Na unidade é disponibilizado atendimento especializado em áreas como geriatria, cardiologia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia e dermatologia. Também é ofertado acompanhamento multiprofissional com enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, terapeutas corporais e entre outros.
O Creaispi é composto por equipe interinstitucional, com o funcionamento de diversos órgãos no referido Centro com a oferta do atendimento direto, sendo: Secretaria de Estado de Saúde (SES); Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Defensoria Pública do Estado; Ministério Público do Estado, representada pelas Promotorias de Justiça Especializadas da Pessoa Idosa a 16ª promotoria; Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pela Delegacia do Idoso; Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz/MA), sendo de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) a coordenação do Creaispi.