Ouvidoria Indígena do Poder Judiciário realiza mutirão em Grajaú para etnia Guajajara
A Ouvidoria Indígena do Poder Judiciário do Maranhão iniciou na manhã desta terça-feira, 17, o 5º Mutirão de atendimento aos povos originários da etnia Guajajara, na comarca de Grajaú.
A abertura aconteceu no salão do Júri do Fórum, local onde os serviços foram concentrados para emissão de Registro de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e demandas processuais, com previsão de atendimentos diário a 100 indígenas com demandas em diversos serviços.
A Ouvidoria faz parte da estrutura do Comitê de Diversidade do TJMA e a ouvidora indígena, juíza Adriana Chaves, apresentou ao público presente o fluxo dos atendimentos e as contribuições dos parceiros: Funai-MA, TRE-MA, Defensoria Pública do MA (Núcleos de Grajaú e Imperatriz), Cartório 1º Ofício de Grajaú e Postos de Emissão de RG e Carteira de Trabalho pela Secretaria Municipal de Trabalho.
Coordenadora Adjunta do Comitê, a juíza Elaile Carvalho, ressaltou o alcance dos mutirões indígenas a cada edição e a importância das articulações internas e externas entre as instituições. Edilena Krikati, Coordenadora Regional da Funai, também lembrou da importância das parcerias para garantir os direitos dos indígenas.
PARCERIAS
Para realizar o mutirão em Grajaú, o comitê contou com o apoio de servidores(as) e magistrados(as) locais. O juiz da 1ª Vara e Diretor Substituto do Fórum, Alexandre Magno Nascimento de Andrade, deu as boas vindas e falou da satisfação em participar de mais uma ação realizada pelo Comitê de Diversidade.
O mutirão encerra na sexta-feira, 20, e durante os dias de atendimento, 27 estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) de Grajaú participam como voluntários.
Participaram, ainda, da solenidade de abertura do mutirão: Presidente da Subseção OAB de Grajaú Suely Lopes; o secretário municipal de Trabalho, Edvan Silva; o vereador Arão Guajajara e o gestor do Sebrae, André Veras, o diretor do curso de Direito da Uema em Grajaú, Rômulo Orquiza e a escrivã titular do Cartório do 2º OfícioTássia Mara de Oliveira.