Giro de Noticias

Ouvidor-Geral do Estado participa de abertura de evento das Ouvidorias Judiciais

O ouvidor-geral do Estado, Daniel Barros, participou da abertura do VIII Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) e o I Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum) realizada na noite da última quarta-feira (3), no Hotel Blue Tree Towers, bairro Calhau. 

A abertura foi realizada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, que ministrou palestra sobre “A consolidação das Ouvidorias Judiciais na atual fase de modernização da Justiça brasileira”. Além disso, Velten aproveitou a ocasião para ressaltar a importância das Ouvidorias e da participação popular para o aprimoramento do Poder Judiciário.

Os eventos, que vão até o dia 5 de maio (sexta-feira), são promovidos pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Ouvidoria. O objetivo do encontro é discutir a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais e fomentar a troca de experiências. O ouvidor-geral ressaltou a importância do Maranhão e o Tribunal de Justiça sediarem um evento dessa magnitude. 

“É uma honra representar o governador Carlos Brandão neste evento e também a Secretaria de Transparência e Controle; além de ser uma satisfação muito grande participar de um evento como esse, porque a gente toma conhecimento das boas práticas de Ouvidoria que são feitas pelo Brasil afora e nos oportuniza pinçar uma coisa ou outra de forma que a gente consiga melhorar no Executivo a prestação nas ouvidorias”, afirmou Barros.

O Cojud reúne ouvidores e ouvidoras judiciais de tribunais de todo o país, além de servidores e servidoras, com o intuito de discutir a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais e fomentar a troca de experiências entre participantes.

Participam do Cojum ouvidores e Ouvidoras da Mulher de tribunais, servidores e servidoras integrantes das Ouvidorias, com o objetivo de discutir sobre a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; limites, avanços e desafios das Ouvidorias; e debater boas práticas.

Cojud

Fundado em 6 de março de 2015, na cidade de Fortaleza (CE), o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada por magistrados e magistradas dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares que estiverem exercendo o cargo de Ouvidor(a), bem como por sua comissão executiva. O intuito da sua criação é melhor atender as diversas demandas recebidas pelas Ouvidorias Judiciais, defender as suas prerrogativas e as funções institucionais na representação dos legítimos interesses dos cidadãos e cidadãs, incentivar a integração das Ouvidorias.

Cojum

O Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM) possui como competência combater todas as formas de violência, assédio e discriminação contra a mulher, no âmbito do Poder Judiciário.