Outubro Rosa: Natus Lumine hospital e maternidade promovem palestra sobre câncer de mama

Em 2022 a previsão é que 66.280 novos casos de câncer de mama acometam mulheres no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, segundo pesquisa do INCA / Instituto Nacional do Câncer.

Esses dados só reforçam a importância das ações do Outubro Rosa, visando divulgar mais informações sobre o câncer de mama e fortalecer as
recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

A Natus Lumine Maternidade e Hospital entrou forte nessa luta, e promoveu uma palestra de conscientização voltada para colaboradoras. A palestra foi proferida pela mastologista Dra. Larissa Raquel Costa, que integra o corpo clinico da Natus. Ela falou sobre riscos, pontos de atenção e cuidados que toda mulher deve ter na prevenção eficaz da doença. Ao final da palestra houve distribuição de camisetas alusivas ao tema, e sorteio de um exame de mamografia – o maior aliado nessa prevenção – que saiu para a colaboradora Giselle Azevedo.

Resumindo as dicas sobre prevenção de câncer de mama, não há uma causa única para a doença, mas sim diversos fatores que podem levar à patologia, que podem ser divididos em três grupo. Fatores Comportamentais/Ambientais: Obesidade e sobrepeso, após a menopausa; Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana); Consumo de bebida alcoólica; Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X,tomografia computadorizada, mamografia etc.) e História de tratamento prévio com radioterapia no tórax.

Há também os Fatores referentes aos Aspectos da Vida Reprodutiva/Hormonais: Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos; mulheres sem filhos ou com a primeira gravidez após os 30 anos; Menopausa após os 55 anos e Uso decontraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona) ou ter feito terapia de reposição hormonal. E por fim, há os Fatores Hereditários/Genéticos:Histórico familiar de câncer de ovário ou de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem; além de Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

E para todas as mulheres a regra é a mesma: realizar consulta médica e exames preventivos como mamografia e ultra som das mamas anualmente. Quando detectado no início, o câncer de mama pode ser curado e muitas vidas podem ser salvas.