Os perigos do uso sem recomendação de antibióticos 

Infecção urinária, dor de ouvido ou garganta? Compra rapidinho um antibiótico ali na farmácia! Certamente já ouviu alguém falar assim, não é mesmo? O rapidinho que pode ser perigoso. O uso indiscriminado de antibióticos pode ser prejudicial à saúde.

Mesmo ciente dos riscos que corre, a nossa personagem, que preferiu não se identificar, relata que por saber o problema de saúde que enfrenta, toda vez que surge uma nova crise, corre para a farmácia e se automedica. “Sofro de infecção urinária de repetição e todas as vezes, o médico receita o mesmo antibiótico. Como já conheço os sintomas, corro para a farmácia e compro. Tenho estoque em casa. Quando começo a sentir algum sintoma vou logo tomando o remédio para o quadro não agravar. Sei que é errado, mas como não tenho tempo para ir ao médico devido a jornada de trabalho que é intensa, acabo cometendo esse erro”.

Mas, afinal de contas, o que acontece com o corpo humano em casos assim como o da nossa personagem? O corpo humano é composto por mais bactérias do que células e essas bactérias precisam ser preservadas, pois ajudam na proteção de doenças, inclusive, protegem de bactérias ruins chamadas de multirresistentes, como explica a infectologista do Hapvida Saúde, Dra. Mônica Gama.

“Se você tomar um antibiótico, vai matar a maioria dessas bactérias que se mantém em equilíbrio. Usando antibiótico indiscriminadamente, morrendo essas bactérias, vão aparecer bactérias resistentes. Na próxima vez que adoecer, esses antibióticos não vão conseguir resolver o problema”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pessoas estão morrendo de infecções simples, que eram tratáveis há décadas. Muitas vezes, isso acontece devido ao uso incorreto destes medicamentos. Ainda de acordo com a OMS, a prática da automedicação é considerada um problema de saúde mundial, sendo uma das principais ameaças do século 21.

Uma pesquisa da ONU, realizada em 2019, conclui que até 2050 o uso indiscriminado de antibióticos poderá causar cerca de 10 milhões de mortes por ano. Toda medicação, incluindo antibiótico, deve ser prescrita por um médico profissional.

Bom, depois disso, será que a nossa personagem vai mudar de opinião e consultar o especialista antes de se automedicar?

É bom lembrar que os medicamentos controlados devem ser utilizados de forma correta. “O antibiótico deve ser usado somente quando indicado para infecção bacteriana. A maioria das infecções são virais autolimitadas e não precisam de antibiótico. Portanto, o antibiótico só deve ser usado em situações específicas prescritas pelo médico”, concluiu a infectologista do Hapvida Saúde, Dra. Mônica Gama.

Mitos e Verdades sobre o uso de antibióticos

Mitos

  • Antibióticos podem tratar gripes e resfriados;
  • O uso contínuo aumenta a resistência do corpo;
  • O uso deve ser interrompido com sinais de melhora;
  • Antibióticos podem causar problemas nos dentes.

Verdades

  • Não se deve fazer o uso indiscriminado de antibióticos.