Os acontecimentos mais marcantes na LALIGA no mês de dezembro
Uma retrospectiva de alguns gols, jogadores e momentos clássicos deste mês na história da LALIGA…
1º de dezembro: Estreia de Xabi Alonso pelo Real Sociedad (1999)
O Real Sociedad teve poucas memórias felizes de sua derrota por 1 a 0 para o Logroñes na Copa del Rey em 1 de dezembro de 1999, no Reale Arena, sendo eliminada da competição por 3 a 1 no agregado. No entanto, o ponto positivo foi a estreia de Xabi Alonso, um jovem meio-campista alto e magro de 18 anos, que se saiu admiravelmente bem em um jogo físico e equilibrado. O adolescente foi emprestado ao Eibar, onde ganhou experiência na LALIGA HYPERMOTION, antes de ser chamado de volta pelo técnico John Toshack em janeiro de 2001. Em poucos anos, Alonso se tornou a força motriz em uma equipe txuri-urdin que quase conquistou um título da LALIGA EA SPORTS, algo que ele alcançaria em 2011/12 como peça fundamental na equipe do Real Madrid de José Mourinho.
2 de dezembro: Messi vence sua 6ª Bola de Ouro (2019)
Em 2 de dezembro de 2019, no histórico Theatre du Chatelet, todos aguardavam ansiosos os resultados da Bola de Ouro daquele ano. Messi teve um ano excepcional, marcando 34 gols em 32 jogos da LALIGA EA SPORTS e conquistando mais um título da LALIGA EA SPORTS com o Barcelona. No entanto, o Barcelona foi surpreendido pelo Liverpool nas semifinais da Liga dos Campeões. No final, a brilhante atuação pessoal de Messi foi recompensada, com o argentino levando o prêmio com 686 votos contra 679 de Virgil van Dijk. Atualmente, Messi possui mais Bolas de Ouro do que qualquer outro jogador na história, com oito.
3 de dezembro: Último gol de Ronaldo Nazario na LALIGA (2006)
Em 3 de dezembro de 2006, o Real Madrid estava perdendo por 1 a 0 para o Athletic Club no Santiago Bernabeu no intervalo, e o técnico Fabio Capello fez uma substituição. Ronaldo Nazario entrou em campo, voltando de persistentes problemas de lesão no tornozelo. Em 19 minutos, o brasileiro de 30 anos empatou o jogo, controlando instantaneamente um passe de Sergio Ramos e finalizando com precisão diante do goleiro do Athletic, Inaki Lafuente. Outro brasileiro, Roberto Carlos, mais tarde completou a virada para uma vitória por 2 a 1. Nas celebrações, ninguém percebeu que haviam acabado de assistir ao último dos 83 gols de Ronaldo em cinco temporadas com a camisa do Real Madrid. Menos de dois meses depois, ele surpreendeu ao se transferir para o AC Milan, embora agora seja o presidente do Real Valladolid.
7 de dezembro: Backheel de Suárez faz o Camp Nou vibrar (2019)
Na vitória por 5 a 2 do Barcelona sobre o RCD Mallorca no Camp Nou em 7 de dezembro de 2019, houve muitos destaques: Lionel Messi marcou seu 35º hat-trick na LALIGA, e Antoine Griezmann também marcou um belo gol. No entanto, os maiores aplausos dentro do estádio foram para o gol sensacional de Luis Suárez pouco antes do intervalo. Uma jogada envolvendo passes rápidos no campo do Mallorca levou Frenkie de Jong a passar a bola para Suárez dentro da área, mas a 12 metros do gol e indo em direção oposta. Instantaneamente, o uruguaio deu um toque de calcanhar e deslocou o zagueiro eslovaco Martin Valjent e o goleiro Manolo Reina, e a bola encontrou o canto inferior distante. Apenas um dos 144 gols de Suárez na LALIGA pelo Barcelona, antes de marcar 32 com o Atlético de Madrid… mas este é definitivamente um dos mais especiais.
8 de dezembro de 2002: Ronaldo e Raul trabalham juntos pelo Madrid (2002)
Quando Ronaldo Nazario chegou ao Santiago Bernabeu no verão de 2002, havia dúvidas sobre como ele se encaixaria com o atacante galáctico existente do time, Raul Gonzalez. A resposta veio alguns meses depois, quando a dupla combinou em grande estilo no estádio Son Moix do Mallorca. Tanto o brasileiro quanto o espanhol marcaram dois gols em uma vitória por 5 a 1 do Real Madrid, com Raul até mesmo fornecendo uma assistência altruísta para Ronaldo no gol que abriu o placar – a primeira vez que haviam combinado para um gol na LALIGA. A dupla compartilharia o campo em 103 jogos da LALIGA, com 16 assistências entre eles, conquistando o troféu da LALIGA juntos em duas ocasiões.
9 de dezembro de 2012: Falcao marca cinco para o Atlético (2012)
Foi uma noite fria no Vicente Calderon em 9 de dezembro de 2012, mas o atacante do Atlético, Radamel Falcao, estava em excelente forma para receber o RC Deportivo pela LALIGA. Após Diego Costa marcar o primeiro gol de cabeça, Falcao assumiu o controle, afastando toda a defesa adversária para marcar o primeiro, completando um voleio após uma assistência inteligente de Arda Turan, vencendo o pênalti que ele mesmo sofreu e marcando seu hat-trick. O quarto gol de Falcao foi de cabeça a curta distância, e ele cortou entre os zagueiros do Deportivo antes de marcar seu quinto gol do jogo. O Atlético e Falcao diminuíram o ritmo nos últimos 20 minutos, talvez evitando causar mais sofrimento aos torcedores do Deportivo que estavam tristes no canto superior das arquibancadas congeladas do Calderon.
11 de dezembro de 2005: Ramos faz o primeiro de muitos gols para o Madrid (2005)
Com pouco mais de meia hora de jogo no Bernabeu e a defesa do Málaga resistindo ao time da casa cheio de galácticos, Zinedine Zidane cobrou um escanteio que encontrou a cabeça em ascensão do jovem de 19 anos Sergio Ramos. Ramos impulsionou a bola além do goleiro visitante Francesc Arnau, marcando seu primeiro gol na LALIGA pelo Real Madrid, apenas alguns meses após se juntar ao clube de seu clube de infância, o Sevilla FC. Um sinal do que estava por vir do agora lendário jogador do Real Madrid.
16 de dezembro: Pep Guardiola estreia na LALIGA (1990)
Pep Guardiola tinha apenas 18 anos, mas já parecia muito à vontade quando fez sua estreia pelo Barcelona em 16 de dezembro de 1990, sob o comando do técnico Johan Cruyff. O amigo de longa data e colega de Pep (que continua até hoje no Manchester City), Txiki Begiristain, abriu o placar cedo contra o Cádiz no Camp Nou, com Jose Maria Bakero selando a vitória por 2 a 0. Foi o primeiro de 263 jogos de Pep Guardiola na LALIGA durante 11 anos como elegante meio-campista defensivo do Barcelona, conquistando seis títulos da LALIGA EA SPORTS durante esse período. Guardiola, é claro, voltaria ao Camp Nou, primeiro como bem-sucedido técnico do Barcelona B em 2007-08. Quatro temporadas no comando da equipe principal trouxeram a vitória em 14 das 19 competições disputadas, incluindo três títulos da LALIGA e duas taças da Liga dos Campeões.
16 de dezembro: Messi se torna o jogador mais vitorioso do Barça (2018)
Lionel Messi não demorou para entrar em ação em 16 de dezembro de 2018, quando o Barcelona visitou o estádio Ciutat de Valencia do Levante. O cruzamento preciso de Messi encontrou Luis Suárez para marcar o primeiro gol de voleio. Pouco depois, o camisa 10 do Barcelona correu para superar o goleiro Oier Olazabal, fazendo 2 a 0. Logo após o intervalo, Messi marcou seu segundo gol de fora da área. O hat-trick foi completado de perto após uma assistência altruística de Arturo Vidal, e Messi também participou quando Gerard Piqué avançou para encerrar a goleada por 5 a 0. A vitória fez de Messi o jogador mais “vitorioso” na história do Barcelona, com 323 vitórias na LALIGA, superando a marca anterior de seu companheiro de equipe de longa data, Xavi Hernandez – agora técnico do Barcelona. Em abril de 2019, Messi superou a marca de 334 vitórias do ex-goleiro do Real Madrid, Iker Casillas, para se tornar o jogador mais “vitorioso” na história da LALIGA.
21 de dezembro: Iniesta se destaca em sua estreia na LALIGA (2002)
Patrick Kluivert foi o destaque com um hat-trick e outro holandês, Marc Overmars, também marcou na vitória por 4 a 0 sobre o RCD Mallorca em 21 de dezembro de 2002. No entanto, esta data é marcante na história do FC Barcelona como o dia em que Andres Iniesta estreou na LALIGA. O técnico do Barcelona, Louis Van Gaal, depositou sua confiança no jovem meio-campista de 18 anos, que mostrou toques habilidosos e movimentação inteligente em um papel na ponta de um meio-campo em formato de diamante. Ele manteve seu lugar na equipe e, na semana seguinte, forneceu sua primeira assistência na LALIGA, preparando o gol do meio-campista Fabio Rochemback na vitória por 3 a 0 em casa sobre o Recreativo de Huelva. Em 16 temporadas na primeira equipe blaugrana, o ícone do clube marcou 35 gols e forneceu 87 assistências em 442 jogos da LALIGA EA SPORTS.
22 de dezembro: Hasselbaink continua marcando e marcando (1999)
Jimmy Floyd Hasselbaink passou apenas uma temporada na LALIGA, mas foi tempo suficiente para causar impacto em uma temporada historicamente dramática, até mesmo pelos padrões do Atlético de Madrid. No verão de 1999, Hasselbaink saiu do Leeds United para se juntar a um Atlético que havia sido campeão da LALIGA apenas três anos antes, com novos companheiros de equipe como Juan Carlos Valeron, Santi Solari, Jose Chamot e Radek Bejbl. O holandês se adaptou rapidamente e um gol duplo na vitória por 5 a 0 sobre o Cadiz em 22 de dezembro fez com que ele atingisse 15 gols em seus primeiros 17 jogos na LALIGA. Sua taxa de gols diminuiu um pouco com a queda de desempenho do Atlético após a pausa de inverno, mas ele ainda terminou a temporada com 24 gols na LALIGA, ficando em segundo lugar na artilharia, atrás de Salva Ballesta, do Racing Santander (27). Incrivelmente, isso não foi o suficiente para salvar o Atlético do rebaixamento para a LALIGA HYPERMOTION. Hasselbaink também se transferiu de volta para a Inglaterra para se juntar ao Chelsea, mas sua habilidade de marcar gols ainda é lembrada por muitos torcedores rojiblancos.
23 de dezembro: Messi brilha no ‘Clássico de Natal’ (2017)
O Real Madrid começou bem no ‘Clássico de Natal’ em 23 de dezembro de 2017 no Santiago Bernabeu. No entanto, a equipe de Zinedine Zidane não conseguiu capitalizar sua dominação no primeiro tempo, com um gol de Cristiano Ronaldo anulado por impedimento e um cabeceio inteligente de Karim Benzema batendo na trave. Por outro lado, o Barcelona mostrou eficiência impiedosa quando tomou a frente no segundo tempo, com Luis Suárez finalizando com ênfase após um cruzamento de Sergi Roberto, Lionel Messi convertendo uma penalidade depois que Dani Carvajal foi expulso por bloquear um cabeceamento de Paulinho na linha do gol com a mão, e Messi proporcionando a Aleix Vidal, substituto do Barcelona, fazer 3 a 0 no final. O resultado colocou a equipe de Ernesto Valverde no topo da classificação da LALIGA EA SPORTS, nove pontos à frente do Atlético de Madrid, o segundo colocado. Eles também estavam quatorze pontos à frente da equipe de Zidane, efetivamente encerrando suas esperanças de reter o título conquistado em 2016/17.
30 de dezembro: Estreia do estádio Balaidos do RC Celta (1928)
Era pouco depois das 15h de 30 de dezembro de 1928, e o primeiro jogo no Balaidos começou, após a execução dos hinos galego e espanhol, uma bênção do padre local Padre Faustino e um pontapé inicial cerimonial dado pela filha do prefeito de Vigo, Gregorio Espino.
Os preços dos ingressos no estádio, nomeado pelas áreas de avelãs (Abeladios no idioma galego) que estavam no local, começaram em dois pesetas para os assentos ‘gerais’, chegando a 30 pesetas para um assento na área VIP ‘palco’. Lá, os grandes incluíam Joaquín Fontán, chefe do comitê que gerenciava o projeto do estádio, e também o presidente da empresa local de bonde. Todos os 22.000 lugares foram vendidos, e os torcedores locais foram para casa felizes, já que o RC Celta derrotou o Real Irún por 7 a 0, e a equipe galega, formada cinco anos antes com um nome que recorda a herança celta de sua região, se estabeleceu confortavelmente em sua nova casa.
Abanca-Balaidos, como é conhecido agora, passou por várias reformas desde então, incluindo quando a Espanha sediou a Copa do Mundo de 1982. Cem anos depois, continua sendo o lar de um dos clubes mais históricos da LALIGA EA SPORTS. Este ano é especialmente especial, já que o clube recentemente celebrou seu centenário.
31 de dezembro: Atlético recebe de volta Diego Costa (2017)
Na véspera de Ano Novo de 2017, 25.000 torcedores do Atlético de Madrid se aglomeraram em seu novo lar recém-construído, o Wanda Metropolitano, para dar as boas-vindas a um velho herói. Diego Costa havia marcado 27 gols em 35 jogos quando a equipe de Diego Simeone conquistou o título da LALIGA em 2013-14, depois partiu para o Chelsea, onde adicionou uma medalha da Premier League à sua coleção pessoal, mas nunca se encaixou completamente.
Agora, o brasileiro naturalizado espanhol estava retornando à sua casa espiritual no Atlético, e ele e os torcedores rojiblancos estavam felizes por se reunirem. O centroavante incansável começou com tudo, marcando em sua última ‘estreia’ pelo Atlético na semana seguinte, em uma vitória por 2 a 0 contra o Getafe, e imediatamente recebendo o segundo cartão amarelo do árbitro por pular as placas de publicidade para comemorar seu primeiro gol na LALIGA em três anos e meio com a torcida do Atlético.