Oportunidades do Trabalho Jovem devem transformar a realidade da juventude maranhense

As empresas selecionadas no Programa Trabalho Jovem já iniciaram as atividades de contratação dos jovens e seleção dos estudantes para atuarem nas suas devidas oportunidades de trabalho. Ao todo, são 2.500 jovens que irão trabalhar e estagiar em diversas regiões do estado.

Durante o período de inscrições, o programa recebeu 311 demonstrações de interesse de empresas no Estágio Social, sendo 300 aprovadas; e 1.500 empresas no eixo de contratação, sendo 400 aprovadas e 1.000 vagas de trabalho absorvidas. As vagas serão preenchidas, via contratação CLT, de jovens entre 17 e 25 anos que passaram por seleção realizada pelas próprias empresas.

O eixo Estágio Social recebeu a inscrição de 7.096 estudantes, que demonstraram interesse em estagiar pelo Trabalho Jovem, com bolsas de R$ 600,00 custeadas pelo Governo do Estado. Serão 1.500 estudantes que irão estagiar durante 12 meses, em órgão públicos estaduais e nas empresas aprovadas no eixo.

Como o estudante, Talyson Moreira, que cursa Sistemas de Informação, e irá estagiar na Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati). Talyson conta a oportunidade única que está tendo pelo Programa Trabalho Jovem. 

“Está sendo uma oportunidade muito desafiadora e com muita novidade. Estou adorando. Quero continuar participando. Acho muito importante que o governo lance essas iniciativas para que nós, jovens, possamos ingressar no mercado de trabalho e alcançar novas oportunidades. Ainda mais nesses últimos anos que foram difíceis para toda a população, por conta do desemprego e da pandemia”, afirma Talyson.

Assim como para Talyson’s, Vitória’s, Marco’s, entre outros jovens, está sendo a primeira oportunidade de colocar em prática todo o conteúdo adquirido em sala de aula.

“Essa ação vem oportunizar novos sonhos para a juventude do Maranhão. Vemos nos olhos dos nossos jovens que poder concretizar o trabalho, o estágio é uma grande realização de vida. O Governo Flávio Dino tem trabalhado diariamente para que possamos ter uma qualidade de vida melhor para nossa juventude, e o Programa Trabalho Jovem é uma ação concreta disso, dando oportunidade de trabalho e renda”, pontuou o secretário de Estado da Juventude, André Vitral.

Para o secretário Simplício Araújo, da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), o Trabalho Jovem, que integra as ações estratégicas do Governo do Maranhão no combate ao coronavírus, atua de forma estratégica na oferta de emprego e geração de renda em todo o estado.

“Este programa se tornou um sucesso entre os jovens de todo o Maranhão por garantir oportunidades a eles, mas não somente isso. Mas por, ao mesmo tempo, possibilitar qualificação, prática e estímulo. Por meio destes elementos, a juventude maranhense seguirá um caminho próspero, de dedicação e empenho, que contribuirá efetivamente ao desenvolvimento do Maranhão”, enfatizou.