Oficinas e sessão gratuita marcam estreia do espetáculo “Corpos Dançantes” em São Luís
SÃO LUÍS – Neste mês de novembro, a cidade de São Luís entrou na rota especial do espetáculo paraense “Corpos Dançantes” – contemplado com o Edital Funarte Retomada 2023/Dança –, com a realização de apresentação e oficinas gratuitos ao público maranhense no dia 16.
O espetáculo será encenado a partir das 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado na Avenida dos Holandeses, Quadra 24, no bairro Jardim Renascença, em São Luís – a entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
A performance traz para cena quatro dançarinos com deficiência com proposições estéticas que versam sobre acessibilidades, regionalidade e percursos vividos.
No palco, cada dançarino apresenta uma cena coreográfica solo, na qual emergem vários personagens e/ou recortes de suas próprias vidas, para refletirmos sobre capacitismo, memórias afetivas e recomeços a partir da dança. Por meio de poéticas sensíveis e acessíveis, a montagem expõe na cena a diversidade de corpos que dançam.
Oficinas
Já as oficinas também serão realizadas no dia 16 de novembro, na Sala de Dança do Sesc Deodoro, localizado na Av. Silva Maia, 164, no Centro Histórico de São Luís. Gratuitas e com classificação a partir de 12 anos, serão ministradas por Marco Antônio Mabac, Socorro Lima, Ana Clara Teixeira, Jéssica Diana Mesquita e integram o projeto “Sesc Mãos à Obra 2024”.
A “oficina de acessibilidades em dança para pessoas com deficiência física ou deficiência auditiva” será das 9h às 10h e objetiva trabalhar com estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem da dança, visando partilhar as experiências vividas por uma dançarina com deficiência física (nanismo) e uma dançarina com baixa audição, ambas com uma extensa trajetória na dança, seja como dançarinas ou como professoras – respectivamente Ana Clara Teixeira e Jéssica Diana Mesquita.
Já a “oficina de acessibilidades em dança para pessoas com deficiência visual” ocorrerá das 10h às 11h e visa trabalhar metodologias de ensino e aprendizagem, tendo como foco o trabalho da dança no tato e na audição, e na proposta de uma imersão sensorial aos participantes. Os ministrantes, Marco Antônio Mabac e Socorro Lima, são dançarinos com deficiência visual com ampla experiência na dança.
Voltado para pessoas com deficiência, professores, artistas e o público em geral, cada ação tem 1 (uma) hora de duração e 30 vagas disponíveis – para se inscrever, os interessados podem acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_O8oE00E6Ydgxln0AYtGyjBMZOTbo5Jns1DoMKZbi9cz04Q/viewform.
Cronograma
Além de São Luís, o espetáculo paraense “Corpos Dançantes” passará, também, por outras duas cidades: em Marabá, com apresentação no dia 8/11, às 19h, e oficinas no dia 9/11, das 9h às 11h – ambas no Sesc Marabá; e em Belém, com oficinas no dia 7/12, das 9h às 11h, no Sesc Casa de Artes Cênicas; e apresentação única no dia 13/12, às 19h, no Sesc Ver o Peso.
Ficha técnica
Com direção artística de Marina Mota e produção de Victória Souza, “Corpos Dançantes” conta com Ana Clara Teixeira, Jéssica Diana Mesquita, Marco Antônio Mabac e Socorro Lima no elenco de dança e coreografia, além de assinarem a pesquisa do projeto – juntamente com Marina Mota.
Completam a ficha técnica: Socorro Lima (assistente de direção e cenógrafa); Lauro Sousa (iluminador); Nanan Falcão (figurinista); Arthur da Silva (trilha sonora); Matt Sousa (fotógrafo); Marina Mota/Aparecida Leite (audiodescrição); Neuzilene Mesquita (libras); Junior Vaz e Mariana Cronemberger (equipe de apoio técnico local); Diogo Lira (operador de áudio); Everaldo Mota (no receptivo às pessoas com deficiência); Marco Lobato (operador de audiodescrição); e Lucas Corrêa, Zeus Bandeira e Gustavo Sampaio (assessoria de imprensa).