Geral

Oficina de Preparo da Mandioca movimenta Centro Cultural Tatajuba

Rica em vitaminas e minerais, a mandioca foi a protagonista da oficina de culinária realizada no Centro Cultural Tatajuba nessa quarta-feira (23), que teve como professor o culinarista Kiko Lacerda. Receitas de pratos doces e salgados foram desenvolvidas na capacitação, como parte da programação do mês de agosto do Centro. Assim como esta, todas as atividades são gratuitas e contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Suzano, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A versatilidade da mandioca deu o tom da aula, que também se configura como uma alternativa de aperfeiçoamento para quem já trabalha com a culinária ou mesmo como capacitação para quem planeja se inserir neste mercado. “Esta é a segunda edição da oficina Preparos com Mandioca. A primeira foi um sucesso, recorde de inscrições. Trabalhamos com o alimento nas formas mais diversas, a exemplo de purê, escondidinho, chips e bolo de mandioca. Ao fim, temos degustação para que o encerramento seja com confraternização”, afirmou o professor Kiko Lacerda.

Para João Pedro Farias, 26 anos, que participou da oficina, a experiência foi bastante enriquecedora. “Foi fantástico. A cultura é um bem nacional pouco valorizado em nossa região, e o Centro Cultural Tatajuba nos ajuda na construção dessa predileção das pessoas e na valorização do desenvolvimento humano, por isso a importância desse projeto é vital para a evolução da região. Nós precisávamos disso e agora a gente tem acesso à cultura, graças ao Centro Cultural Tatajuba. É uma chuva de vida na cidade”.

A presidente do Centro Cultural Tatajuba, Iasmin Taynara Silva, destacou a constante busca por novidades na oferta de capacitação para que a contribuição do Tatajuba seja também com a transformação social. “O mês de agosto veio recheado de novidades, a exemplo das visitas guiadas, onde o público conhece um pouco do que estamos propondo ao público dentro do nosso espaço. Nas oficinas, trouxemos a Bianca Guajajara, que ensinou um pouco sobre a produção do artesanato indígena, que foi um curso bem rico, bem atrativo, que trouxe muitos alunos e uma visão mais imersiva da cultura dos povos originários. Para setembro temos mais novidades: a inauguração da cozinha, onde serão realizadas atividades de formação e geração de renda voltadas a produção de alimentos com o que nossa região tem de mais abundante, a exemplo de coco babaçu, frutas, nossas farinhas”, pontuou.

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz e região. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. 

Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do Tatajuba, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba.