Obras públicas no Maranhão estimulam empresários a contratar trabalhadores: “Estão todos com o salário em dia”

A manutenção de uma agenda de geração de empregos com base em obras públicas no Maranhão é prioridade do Poder Executivo Estadual desde 2015. Esse é o caso da obra de construção do Hospital da Ilha. Com 32 mil metros quadrados de área construída, o Hospital voltado para o atendimento de urgência e emergência já está com mais de 50% das obras concluídas, gerando cerca de 300 empregos diretos e 1.200 indiretos.

“Esse é um hospital de excelência, então você acaba envolvendo diversas disciplinas que durante esse período de pandemia ficaram um pouco esquecidas na parte da construção civil. Nunca houve nenhum atraso de pagamento, os funcionários estão sempre satisfeitos com os salários em dia”, detalha o engenheiro civil Lauro Campos, responsável pela obra.

Um dos beneficiados com os empregos abertos na obra é o operador de máquinas Luís Carlos. O trabalhador está desde o início da obra: “A oportunidade de trabalhar aqui foi muito boa. Vai ser um hospital grande que vai desafogar mais os Socorrões, que hoje são bem cheios. Vai ajudar muitas famílias também. Me sinto privilegiado. Foi muito bom eu me empregar, porque tá muito difícil por conta da pandemia e o desemprego tá demais. Eu agradeço muito tá aqui trabalhando”, disse Luís Carlos.

Quem também comemora um emprego formal em meio à crise epidemiológica é o servente de pedreiro Odair José. Além da oportunidade de emprego, o profissional se sente feliz por estar contribuindo com uma obra tão importante para a saúde pública do Maranhão.

“É uma oportunidade que surgiu pra gente. A gente abraça com as duas mãos e tenta dar o melhor e fazer o nosso trabalho da forma correta. Vou me sentir grato por ter contribuído, por ter trabalhado em um ambiente que vai ajudar a saúde pública, com a consciência de dever cumprido. Só quem tem a ganhar com isso é a população”, avalia o servente de pedreiro.

Hospital referência

O Hospital da Ilha vai contar com atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico, nove centros cirúrgicos, UTIs, Unidade de Tratamento de Queimados, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, oito elevadores, além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto.

Na primeira etapa serão entregues 212 leitos. Na segunda etapa, serão totalizados aproximadamente 400 leitos de internação e UTI.

Cenário

No final de janeiro deste ano, dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, apontavam que o Maranhão teve saldo positivo de 19.753 novos empregos com carteira assinada em 2020, melhor desempenho do Nordeste e o sétimo de todo o Brasil, apesar da pandemia da Covid-19.

Para o governador Flávio Dino, o bom resultado é fruto do contínuo investimento em obras públicas: “Maranhão em 1º lugar do Nordeste na geração de empregos em 2020. Resultado da convergência entre investimentos públicos e privados. Mantemos obras públicas permanentemente e apoiamos o setor privado”.