Obras de pavimentação com bloquetes garantem mais mobilidade em bairros da Grande Ilha

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), segue avançando na pavimentação com bloquetes nos bairros Maiobinha, em São José de Ribamar, e no Apeadouro, em São Luís. As obras visam promover melhoria da mobilidade urbana, trafegabilidade, acessibilidade, garantindo mais qualidade de vida para os moradores.

A fabricação dos blocos e a mão de obra para pavimentação nas áreas são realizadas por internos do Sistema Penitenciário do Maranhão, através do programa Trabalho com Dignidade, idealizado pela SEAP. Na Maiobinha, em São José de Ribamar, estão em execução mais de 400 metros de calçamento. Na capital, o bairro do Apeadouro está recebendo bloquetamento nas ruas Vale Sobrinho e Paraíso, em vias paralelas à Estrada da Vitória.

“É um trabalho muito importante que tem valor fundamental para as comunidades e também para a ressocialização dos detentos da Penitenciária do Maranhão. É uma parceria que vai se estender para outros bairros de São Luís e dezenas de cidades do nosso estado”, destacou o secretário de Estado das Cidades, Márcio Jerry.

Para Iago Santos, morador da Maiobinha, a pavimentação era um anseio antigo da comunidade. “Vai melhorar muito a nossa mobilidade, pois carro não entrava na rua por conta dos buracos. Nós andávamos com dificuldade e insegurança, mas com esse trabalho que está sendo feito a nossa vida vai mudar. Para nós que moramos aqui há mais de 15 anos, é uma felicidade e uma satisfação enorme ver o calçamento chegar em nossas portas. Ainda mais com esse belo trabalho de ressocialização”, disse.

Além da pavimentação, todas as vias receberão a implantação de drenagem superficial com meio-fio e sarjetas. A intervenção urbanística com bloquetes vai garantir segurança para os moradores das localidades, incrementar a economia nas regiões que, agora, terão acesso facilitado.