Geral

Obra do SESI Casarão entra na reta final

 O Centro Tecnológico e Cultural da Indústria recebeu na última quarta-feira (19, a visita da gestora do projeto, Janaína Pereira, e dos representantes da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID): a arquiteta Andressa Farias e o engenheiro Guilherme Gonçalves para acompanhamento da obra que está recebendo os últimos detalhes.

A iniciativa do Centro do SESI contempla laboratórios de robótica e inovação, espaços destinados à educação inclusiva, cultura e gastronomia, além de um museu interativo da indústria e um espaço de exibições diversas para a cultura maranhense.

De acordo com Janaina Pereira, a proposta do SESI Casarão é mesclar arte, design e soluções tecnológicas interativas para proporcionar entretenimento e lazer ao público. “Teremos o Espaço Trilha da Memória, que possibilitará conhecer as contribuições da indústria maranhense para o desenvolvimento social e econômico do estado. O Espaço Versátil estará aberto aos artistas, criadores e produtores de diferentes linguagens. Já o Espaço da Cozinha do SESI, por sua vez, será a oportunidade para as pessoas aprenderem receitas práticas, como nosso cuxá, vatapá, valorizando assim a nossa gastronomia maranhense”, afirmou.

A gestora do projeto ainda falou sobre os demais espaços do Casarão. “Nosso centro conta o Espaço SESI Cultura com um teatro destinado a apresentações, amostras, festivais e eventos culturais em geral. No Espaço SESI Acolher, os profissionais de educação desenvolverão conteúdos e práticas voltadas para as pessoas com deficiências, com recursos inclusivos de aprendizado. Além do nosso Espaço SESI Robótica onde serão trabalhados conteúdos STEAM, de maneira dinâmica, colaborativa e desafiadora”, ressaltou.

O projeto SESI Casarão faz parte do programa Nosso Centro, que contempla uma série de ações para a revitalização da região central da capital maranhense, como explica a arquiteta da SECID, Andressa Farias. “O governo entra com o casarão e em contrapartida o ente privado reforma e recebe a concessão de acordo com o edital. O SESI Casarão vai fomentar a economia, educação e cultura o que é muito importante para o nosso estado”, declarou.

O SESI Casarão está localizado na Praça João Lisboa, 328, onde funcionava a Junta Comercial do Maranhão (Jucema). Ele faz parte do programa Nosso Centro, que contempla uma série de ações para a revitalização da região central da capital maranhense.