O talento do Athletic Club, Oihan Sancet, marca o primeiro hat-trick da temporada da LaLiga Santander.

Demorou, mas finalmente chegou. Oihan Sancet marcou esta sexta-feira o primeiro hat-trick da LaLiga Santander de 2022/23, fazendo-o no Cádiz CF, na vitória por 4 a 1 do Athletic Club. Marcando dois gols no primeiro tempo e um terceiro no segundo, Sancet, de 22 anos, realmente entrou em cena nesta temporada, com o Athletic apostando na qualificação europeia.

Oihan Sancet ainda tem apenas 22 anos, mas já fez 101 partidas pela equipe principal do Athletic Club, incluindo todas as 20 partidas do clube basco na LaLiga Santander nesta temporada. Nascido em Pamplona, Sancet mudou-se para Bilbao em 2015 para ingressar na prestigiosa academia do Athletic Club em Lezama e tem sido um dos jogadores mais promissores nos livros do clube desde então.

Em 2018, pouco depois de completar 18 anos, foi convocado para a pré-temporada do time titular e se destacou tanto que chegou a entrar nos planos de Eduardo Berizzo, então técnico. No entanto, houve muito azar, pois o meio-campista sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no início de setembro de 2018, o que o manteve afastado durante a maior parte da temporada 2018/19.

Uma lesão como essa muitas vezes pode atrapalhar uma carreira, mas não no caso de Sancet. Ele trabalhou duro para se recuperar da melhor maneira possível e conseguiu fazer sua tão esperada estreia na primeira equipe na primeira partida da LaLiga Santander de 2019/20, quando Los Leones derrotaram o FC Barcelona por 1 a 0 em San Mamés.

Depois de jogar 764 minutos em 19 partidas naquela temporada de 2019/20, Sancet ganhou mais tempo de jogo a cada temporada, ao jogar 1.126 minutos em 26 jogos em 2020/21 e depois 1.682 minutos em 33 jogos em 2021/22. No entanto, todos esses minutos ocorreram em uma variedade de posições diferentes, já que Sancet demonstrou a cada um de seus treinadores que ele poderia atuar em alto nível em diferentes funções.

Apesar de ter jogado principalmente como meio-campista defensivo ao entrar na academia, Sancet começou no time titular como meio-campista ofensivo e depois passou a maior parte de 2021/22 como atacante, apoiando até mesmo no papel de camisa 9. Jogando na frente, Sancet produziu o melhor desempenho de sua carreira até agora em janeiro de 2022, quando marcou um hat-trick em sua cidade natal, Pamplona, na vitória por 3 a 1 do Athletic Club sobre o CA Osasuna. Com 21 anos e 253 dias na época, isso o tornou o jogador mais jovem do Athletic Club a fazer um hat-trick desde Julen Guerrero, aos 20 anos, em 1994.

Nesta temporada, porém, Sancet foi encarregado de desempenhar um papel muito mais profundo por Ernesto Valverde, que voltou ao banco de San Mamés no verão. Convocado para atuar como pivô duplo no 4-2-3-1 do time, o jovem está de volta à função que mais ocupou nas categorias de base, mas o jogador que cresceu idolatrando Ronaldinho tem licença para usar seus instintos criativos para avançar para se juntar ao ataque. Isso fez com que Sancet marcasse sete gols neste período, o que significa que ele está no ritmo de sua melhor temporada de gols, apesar de jogar mais fundo do que nunca.

Falando sobre sua nova função com o jornal basco Deia, Sancet explicou: “O treinador acha que posso me sair bem nesta posição porque corro muito, posso entrar na área e posso participar com passes e chutes. Estou me acostumando com essa posição. Eu já sabia como era, mas fazia muito tempo que não jogava no centro do campo, pois era colocado mais para cima. Estou ficando cada vez mais confortável com isso.”

Ele também está cada vez mais confortável fisicamente. Mesmo que o jogador de Pamplona tenha conseguido retornar de sua lesão no ACL em 2019, as sequelas de um problema tão sério persistiram com ele ao longo das temporadas seguintes. Ao dar os primeiros passos no futebol profissional, teve que o fazer com alguma cautela.

Agora, porém, Sancet se sente melhor do que nunca e está impulsionando a busca do Athletic Club pela qualificação europeia. Certamente não demorará muito para que ele chame a atenção do técnico da seleção espanhola, Luis de la Fuente.