O que os sonhos podem dizer sobre a sua saúde mental

Cientistas e psicólogos dizem que os sonhos revelam aspectos críticos sobre nós mesmos. Os sonhos são um reflexo do seu estado de espírito recente, possibilidades futuras e mudanças que você experimentou. 

Então, quando você sonha com algo insano, como uma vela acesa dentro do freezer, sonhar com helicóptero caindo ou uma vaca fazendo você refém dentro do celeiro, que na verdade é o supermercado, você pode aprender algo sobre si mesmo. 

Embora existam diferentes teorias sobre a interpretação dos sonhos, gostaríamos de compartilhar algumas ideias gerais que podem ajudá-lo a desvendar suas andanças noturnas.

Os sonhos fornecem informações sobre sua saúde

Os sonhos vêm do seu subconsciente e, muitas vezes, seu subconsciente sabe mais sobre o funcionamento interno do seu corpo do que você. É por isso que você deve prestar muita atenção ao seu sonho. 

Existe alguma parte do seu sonho que está lhe dando dificuldades? Talvez você esteja tentando ligar seu computador e simplesmente não consiga fazê-lo funcionar. Ou você está cozinhando na cozinha, mas o fogão não aquece, não importa quais botões você gire. 

Essas podem ser indicações de que algo sobre sua saúde está fora de controle. Sua mente está tentando lhe dizer que algo dentro de você não está funcionando corretamente.

Há outra maneira de ver isso. Se você está tendo pesadelos terríveis que estão atrapalhando seu sono, você pode ter um problema de saúde. Em particular, você pode ter um problema de saúde mental, como ansiedade ou depressão. 

Os sonhos podem mostrar nossas previsões para situações futuras

Você já teve um sonho que parece estar dizendo o futuro? Na verdade, pode ser o seu subconsciente prevendo um resultado para algo que você sabe que vai acontecer. 

Por exemplo, se você sonha em morar em uma casa grande ao lado de um lago, sua mente pode ter chegado a uma conclusão esperançosa de que seu novo emprego leva ao sucesso e a um novo futuro lar.

Às vezes, algo acontece com você, e então você se lembra de um sonho que você acha que previu esse incidente. Nesses casos, pode ser que você esteja se lembrando de apenas um aspecto do sonho que se encaixa na realidade. Pode haver outros aspectos do sonho que não se tornaram realidade. É um sonho de futuro, ou é coincidência? Vamos deixar você decidir.

Os sonhos informam sobre sua mentalidade

Um dos aspectos mais marcantes dos sonhos pode ser o cenário incomum. Lembre-se da vaca no celeiro, exceto que o celeiro era na verdade o supermercado? Esse tipo de mudança de configuração pode ser uma indicação não de onde você está, mas sim do que você está pensando. 

Se você sonha com seu local de trabalho, pode significar que seu cérebro está sempre pensando em trabalho. 

Se você sonha com uma escola, pode estar pensando em algo na vida que precisa aprender.

Se o seu sonho ocorre em sua casa de infância, pode ser uma indicação de que você está se apegando a uma maneira de pensar profundamente enraizada em seu passado. 

O exemplo do supermercado pode ser uma indicação de que você está sempre com fome.

Sonhos vívidos e estresse

Se você está tendo sonhos mais vívidos do que o normal, isso pode estar relacionado ao estresse. O estresse elevado inunda o cérebro com adrenalina e outros neurotransmissores. 

Estes podem permanecer ativados durante o sono, o que pode criar sonhos vívidos. Você não está dormindo normalmente porque o estresse afeta negativamente a capacidade de adormecer. Seu cérebro e seus sonhos estão mantendo você alerta, para que você possa estar preparado para o que quer que esteja causando estresse.

Superando sonhos perturbadores

A capacidade de programar seu subconsciente para controlar seus sonhos pode parecer coisa do reino da ficção científica, não é tão improvável quanto você imagina. 

Embora sonhos recorrentes que perturbem o sono ou afetem seu humor devam ser investigados para que qualquer doença subjacente possa ser tratada, você também pode usar estratégias de controle de sonhos, como terapia de ensaio de imagens e programação subconsciente. 

Essas técnicas podem ajudar a mudar ou controlar o curso dos sonhos, ajudá-lo com problemas de privação do sono para que você tenha sonhos mais felizes, resultados positivos dos sonhos e tenha um sono de melhor qualidade.

Quase todas as técnicas de controle de sonhos seguem abordagens semelhantes e foram encontradas para melhorar a qualidade do sono e reduzir pesadelo

Para programar seu subconsciente, você precisa planejar e ensaiar um cenário alternativo que você gostaria que seu sonho adotasse, repetindo-o repetidamente na hora de dormir. 

Você também pode ouvir gravações de áudio nas quais narra o enredo desejado para si mesmo. Apenas tenha em mente que pode levar algum tempo para que esses métodos produzam resultados e eles são obviamente mais eficazes quando você os experimenta com a ajuda de um terapeuta.