O que levar em consideração ao morar na praia?
META DESCRIÇÃO: Aspectos importantes que devem ser analisados ao decidir morar na praia
Muitas pessoas sonham em morar na praia. A possibilidade de sair de uma cidade grande e viver uma rotina mais tranquila próximo ao mar tem movimentado o mercado imobiliário, principalmente depois da pandemia.
Não é por acaso que há uma infinidade de opções de casas à venda em Santos, litoral de São Paulo e em diversas outras praias da região. A grande dúvida de quem deseja morar na praia é: por onde começar a escolher?
A escolha de um imóvel na praia não é uma tarefa simples, principalmente para quem nunca morou neste tipo de lugar. Por isso, alguns aspectos devem ser observados com atenção.
Localização
O primeiro e talvez um dos mais importantes aspectos que devem ser analisados é a localização. Você quer morar na praia, mas qual é o lugar da praia no qual você pretende se instalar?
Quanto mais próximo do mar, maior é o custo, tanto para aquisição quanto para manutenção. Ao mesmo tempo, os imóveis com vista para o mar costumam ter maior valorização.
É importante avaliar em que ponto da praia a casa ou apartamento está localizado e qual é a sua distância em relação ao comércio e serviços básicos como supermercados, farmácias e escolas.
Custo de vida
Outro ponto de atenção é o custo de vida. O custo de vida de cada praia depende muito do tamanho e do fluxo de pessoas durante o ano. De maneira geral, os custos tendem a aumentar consideravelmente durante a alta temporada.
Por isso, a dica é avaliar com atenção os custos de manutenção da moradia, alimentação e lazer. Converse com pessoas que já moram no local e pergunte como funciona o custo de vida, rotina, vantagens e eventuais dificuldades enfrentadas.
Dinâmica familiar
O sonho de morar na praia é compartilhado por muitas pessoas, porém, quem tem família sabe que precisa avaliar uma série de aspectos coletivos antes de tomar a decisão.
A questão do trabalho dos cônjuges é um desses aspectos, além dele, quem tem crianças pequenas precisa avaliar as opções de escolas próximas e atividades de lazer para os pequenos.
Morar na praia pode ser a pedida ideal para quem busca mais qualidade de vida e espaço e lazer ao ar livre. No entanto, esses benefícios devem ser analisados com as necessidades da família, que incluem manter uma rotina de idas ao trabalho e à escola.
Alta temporada
Quem mora na praia sabe que a configuração do ambiente muda completamente durante a alta temporada. As épocas de férias escolares, os feriados e os períodos entre o feriado de Natal e Ano Novo são muito movimentados no litoral.
Para quem está viajando a turismo isso não é um problema, porém, quem pretende morar na praia deve estar preparado para essa mudança significativa no movimento.
A tendência é que isso não seja exatamente um problema, porém, é necessário estar ciente de que há mais movimento durante algumas épocas do ano e os custos no supermercado tendem a aumentar.
Maresia
Por fim, não podemos falar em morar na praia sem deixar de falar na maresia. A maresia é considerada uma desvantagem por muitas pessoas, porém, há quem não considere isso um empecilho para viver no litoral.
A salinidade do mar oxida os metais e isso reduz a vida útil de eletrodomésticos e da mobília. Os custos com manutenção da causa aumentam e isso precisa ser levado em consideração.
Apesar da redução do tempo de vida útil, há uma série de cuidados de manutenção preventiva que podem ser adotados para reduzir danos, como a limpeza frequente, o uso de materiais mais resistentes à oxidação e aplicação de produto especial nos móveis de madeira.
Antes de comprar uma casa ou apartamento na praia, você precisa avaliar com cuidado todos os prós e contras dessa escolha. Com planejamento e atenção aos detalhes, é possível fazer uma escolha inteligente e alinhada com os seus objetivos pessoais.
O suporte de um bom profissional da área imobiliária pode fazer toda a diferença ao longo deste processo, por isso não abra mão da assessoria de um corretor de imóveis com experiência em imóveis localizados no litoral.