GeralViagens

O que fazer em Atins: confira roteiro de três dias no vilarejo maranhense

A procura por viagens de três dias aumentou 130% no primeiro trimestre de 2023 em comparação aos primeiros três meses de 2022, aponta pesquisa divulgada este ano pelo Google. No Maranhão, não faltam opções de destinos que rendem bons roteiros de curta duração. Um deles é o vilarejo Atins, em Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses, que dispõe de atividades o ano todo, mesmo fora do período considerado ideal para visitar lagoas.

De acordo com o maranhense Saulo Prazeres, sócio-administrador do hotel Vila Aty, em Atins, três dias é o período mínimo recomendado para visitar o destino sem pressa. “O povoado é um paraíso isolado, por isso temos que considerar o tempo de deslocamento. Para curtir o lugar com a tranquilidade que ele requer, três dias seria o tempo mínimo, mas dá para passar mais tempo, com certeza, e aproveitar mais dias de descanso e lazer”, sugere o empresário.

Atins fica a cerca de 280 km de São Luís. Quem parte da capital, dirige-se primeiro à região mais central de Barreirinhas, conectada através de ônibus, van, carro de passeio ou aeronave. Em transporte terrestre, o trecho leva, em média, quatro horas para ser percorrido, a depender do tipo de veículo escolhido. Em aéreo, o voo chega ao município em apenas uma hora.

Para seguir rumo ao vilarejo, o visitante pode ir em veículo 4×4 conduzido por pessoa credenciada, com duração de uma hora e meia a duas horas de viagem, ou em lancha que vai até o porto de Atins, de onde partem os transfers para as hospedagens, opção que leva aproximadamente uma hora no total.

Abaixo, veja sugestão de roteiro de três dias para desfrutar algumas das experiências que o vilarejo oferece.

Dia 1

  • Manhã: deslocamento para Atins
  • Tarde: passeio de barco para avistar a revoada dos guarás
  • Noite: passeio pelo vilarejo, jantar especial em restaurante ou ida a um dos bares da praia de Atins

Dia 2

  • Manhã: praia de Atins com aula de kitesurf ou passeio de caiaque
  • Entardecer: cavalgada ao pôr do sol nos Lençóis Maranhenses ou passeio de observação do céu noturno (verificar com agência local se a data será propícia para a prática)
  • Noite: passeio aos plânctons bioluminescentes na praia de Atins (verificar com agência local se a data será propícia para a prática, pois o fenômeno só é visível em noites com pouca luminosidade).

Dia 3

  • Manhã: aproveitar as áreas de lazer da hospedagem
  • Tarde: retorno para casa

Foto: Hugo Albuquerque