O que é um cartão virtual?

O cartão de crédito virtual é como se você estivesse usando o seu cartão de crédito físico, porém com luvas. Nesse sentido, não deixando “impressões digitais” pessoais, podendo facilmente descartar as luvas se elas estiverem contaminadas ou comprometidas.

A beleza dos cartões virtuais é que, sempre que precisar, você pode criar um com apenas alguns cliques. Nem todos os cartões de crédito oferecem a opção de gerar um cartão virtual, portanto, você precisará verificar com o seu banco a disponibilidade.

Alguns cartões de crédito permitem a criação de cartão virtual por meio de seu aplicativo digital, e outros usam uma extensão do navegador para pagamentos ou compras online, como supermercados, farmácias, materiais de construção e concreto usinado.

Ficou interessado(a)? Então, continue a leitura deste artigo e saiba o que é um cartão virtual.

O que é um cartão virtual?

Um cartão virtual é um número de cartão de 16 dígitos exclusivo vinculado a um cartão de crédito existente, que pode ser criado e usado para uma única vez ou para compras em andamento, sem expor os dados do cartão de crédito físico. 

Ao gerar um cartão de crédito virtual, você cria digitalmente um cartão virtual exclusivo para proteger seus dados e dar a você mais controle sobre quem cobra de você e quanto dinheiro realmente sai de sua conta.

Benefícios do cartão de crédito virtual

Embora ter um cartão físico tenha o seu lugar, usar um cartão de pagamento virtual pode tornar sua vida muito mais fácil e manter seus dados mais seguros. Os cartões virtuais são mais seguros e fáceis de controlar.

Assinaturas

As assinaturas online podem ser difíceis de gerenciar. Visto que, monitorar pelo que você está sendo cobrado e quando as renovações ou atualizações podem acontecer 

As assinaturas também podem ser um grande risco de segurança se uma das empresas sofrer uma violação de dados. Os cartões virtuais podem ajudar a resolver todos esses problemas.

Você pode gerenciar todas as suas assinaturas online usando cartões virtuais. Basta usar um novo cartão virtual para cada uma de suas assinaturas, mantendo-o em um cartão por fornecedor. 

Dessa forma, você pode rastrear todas as suas assinaturas em um só lugar, fica protegido se as informações do cartão forem comprometidas e poderá ver facilmente se está sendo cobrado em excesso.

Com os controles adicionais que muitos cartões virtuais oferecem, como limites de gastos, congelamento de cartões, exclusão de cartões, configuração de um pagamento recorrente e pagamentos de contas, como o pagamento do IPTU em 2022

Compra única

Se você vai fazer uma compra apenas uma vez, digamos para uma promoção, você pode proteger melhor o cartão de crédito físico e ter mais segurança ao gerar um cartão de crédito virtual que pode completar o pagamento virtual sem deixá-lo vulnerável a encargos extras ou futuros.

Extratos

Os cartões de crédito virtuais e seus extratos vinculados são os melhores amigos da contabilidade. É mais rápido e fácil ver exatamente onde ocorreram os gastos, quem gastou quanto e com isso resolver mais rapidamente quando notar gastos excessivos, cobranças excessivas ou fraudes.

Carteira digital é a mesma coisa?

É importante distinguir entre cartões virtuais e carteiras digitais. Muitos bancos e cartões de crédito estão oferecendo algum tipo de processo de pagamento online simplificado, projetado para proteger melhor seus dados e agilizar as compras. 

Entretanto, uma carteira digital ou tecnologia de armazenamento de informações não é a mesma coisa que um cartão virtual.

Os cartões virtuais são números de 16 dígitos criados digitalmente, vinculados ao seu cartão de crédito real, sem expor os dados originais. Enquanto, as carteiras digitais são um armazenamento online de suas informações de pagamento que permite pagamentos virtuais com um clique.

Alguns exemplos de carteiras digitais são Visa Checkout, Masterpass, Chase Pay, Apple Pay, Google Wallet, Paypal e outros serviços que permitem que você carregue suas informações de conta e pague com apenas um clique.