Mais Renda gera autonomia financeira para trabalhadores no interior do MA

Na última sexta-feira (12), trabalhadores dos municípios de Cantanhede, Lima Campos e Alto Alegre do Maranhão foram contemplados com equipamentos do Programa Mais Renda. A entrega foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento Social do Estado (Sedes), Paulo Casé Fernandes. Durante as ações, o secretário ressaltou que o programa vem oportunizando autonomia financeira para milhares de chefes de família.

“Nós estamos desenvolvendo o que há de melhor em políticas públicas de geração de renda. O Mais Renda, por exemplo, é um programa que assegura a autonomia financeira, estimulando o crescimento dos pequenos nichos de negócios em que esses trabalhadores estão inseridos”, destacou Paulo Casé. Além disso, para o secretário, a autonomia financeira também traz mais empoderamento às mulheres no enfrentamento aos preconceitos de gênero.

As entregas começaram pela manhã, em Cantanhede. No município, o programa contemplou trabalhadores da área da alimentação. Já no final da manhã, foi a vez de Lima Campos, que recebeu equipamentos na área da beleza, manicure e corte e costura. Por fim, no período da tarde, os beneficiários de Alto Alegre do Maranhão receberam seus equipamentos na modalidade alimentação e beleza.

Para a prefeita de Alto Alegre do Maranhão, Nilsilene Almeida, a entrega dos kits operacionais era a oportunidade que muitos trabalhadores da região precisavam. “Há sempre pessoas que estão precisando de trabalho. Com a chegada desses equipamentos, agora, esses profissionais poderão desempenhar suas profissões e ganhar o seu pão de cada dia”, enfatizou a prefeita.  

Em Lima Campos, a beneficiária Betsaida de Sousa, do ramo da beleza, destacou que o programa fortalece e amplia as atividades já realizadas pelos microempreendedores. “Eu já tinha o conhecimento da área da beleza, mas faltava os instrumentos para desempenhar o meu trabalho. O Mais Renda vem para fortalecer isso, para nos dar a oportunidade de melhorar o nosso empreendimento”, afirmou.

A cabeleireira também enfatizou que, com os kits operacionais, muitas mulheres poderão conquistar a própria renda. “Com esses instrumentos, nós temos a chance de sair da situação de vulnerabilidade econômica e de buscar outras fontes de renda dentro de casa mesmo, o que é muito difícil para nós mulheres”, pontuou Betsaid.

Antes de receberem os equipamentos, todos os participantes do programa passam por uma capacitação, em que aprendem boas práticas para a operacionalização das atividades. A vendedora de milho verde Maria da Conceição dos Santos confessou que a capacitação ampliou os seus conhecimentos. “Eu sempre fiz cursos para saber tudo certinho, mas, no treinamento feito pelos técnicos do programa, eu aprendi coisas que não havia tido contato antes”, contou a moradora de Cantanhede.

Além da capacitação e dos equipamentos, os trabalhadores ainda receberão um auxílio financeiro. “O programa ocorre em três etapas. A última delas é a oferta de um auxílio de R$ 500,00 que irá ajudar os beneficiários na compra de insumos e demais materiais essenciais para as atividades deles”, explicou Paulo Casé Fernandes.

__