“O Mais Renda foi um divisor de águas para mim”, diz beneficiária de Igarapé Grande

“A capacitação do Programa Mais Renda foi, para mim, um divisor de águas. Com ela, eu conseguir alcançar meu principal objetivo, que foi meu equipamento”, disse emocionada a cabeleireira Flávia Cavalcante, de Igarapé Grande, sobre o Programa Mais Renda.

Beneficiários de Igarapé e Bernardo do Mearim, capacitados ao longo do segundo semestre de 2020, receberam, na noite da última sexta-feira (14), do Governo do Maranhão, equipamentos do Programa Mais Renda nos segmentos de beleza e alimentação. 

Flávia Cavalcante, que concluiu sua capacitação no programa na área beleza, disse que receber seu equipamento compõe um novo começo para sua vida. 

“A capacitação nos abre um leque de aprendizado, como: atendimento ao público, higienização, entre tantos outros pontos. Agora seremos novos empreendedores, como um novo pensamento, e, acima de tudo, mais capacitados”.

Outra contemplado, Ageu Rodrigues, de Bernardo do Mearim, se emocionou ao receber seu equipamento e comentou sobre o benefício recebido.

“Ano passado, quando fiz a capacitação, eu não acreditava que iria receber o carrinho para vender meus churrasquinhos, e hoje eu estou aqui feliz porque vou poder trabalhar e sustentar os meus filhos. Agradeço muito ao governador Flávio Dino e ao secretário da Sedes, Márcio Honaiser, e que eles continuem a fazer por aqueles que mais precisam”, declarou.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o Mais Renda tem o objetivo de oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, através da inserção e da organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores.

Foram 41 kits de negócios, sendo 21 equipamentos para Bernardo do Mearim e 20 para Igarapé Grande. Os kits contemplam as categorias de beleza (cabeleireiro e manicure) e alimentação (para produção e comercialização de hot dog, milho verde, churros, churrasco, crepes, pipoca e salgados) e foram entregues a pessoas já capacitadas.

Para o gestor da Sedes, deputado Márcio Honaiser, a entrega dos Kits Negócio representa uma nova fase da vida com mais oportunidades, renda e perspectivas de um futuro melhor para os beneficiários.

“É com grande satisfação que chegamos a mais municípios, desta vez, Bernardo do Mearim e Igarapé Grande recebem equipamentos nos segmentos de beleza e alimentação, para as pessoas que se capacitaram no final do ano passado. Com esses kits de trabalho e negócio, os pequenos empreendedores vão poder gerar renda e assim colocar alimento em suas mesas. Eles começam uma nova fase em suas vidas, graças ao programa. Estamos beneficiando as famílias e também o desenvolvimento da cidade”, explicou.

Durante a solenidade de entrega dos equipamentos, o prefeito de Bernardo do Mearim, Junior Xavier, reforçou a importância da entrega dos kits como forma de beneficiar a população de baixa renda.

“O programa vai ajudar as famílias dos nossos municípios a gerar renda. O Governo do Estado, por meio da Sedes, está de parabéns pela realização de um trabalho que traz autoestima e perspectiva para os beneficiários. Agradeço ao governador Flávio Dino e ao secretário Márcio Honaiser. Estamos muito felizes com esta entrega que irá mudar a vida de diversas de famílias do nosso município”. 

Já o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, enfatizou a relevância do Programa Mais Renda. 

“O sentimento hoje é de alegria, pois 20 famílias do nosso município estão tendo a oportunidade de ter seu próprio negócio e mudar de vida. Esse programa é um dos mais importantes dentro da gestão do governador Flávio Dino, e do secretário Márcio Honaiser, pois dá assistência e capacita as pessoas para que elas possam ter seu empreendimento e ganhar o sustento de suas famílias”, disse. 

Novas modalidades

A previsão para este ano de 2021 é que o Programa Mais Renda amplie as categorias de capacitações e os equipamentos a serem ofertados. Mecânico de moto, eletricista e novos segmentos de alimentação, como água de coco e milho verde, somam-se a beleza, churros, churrasquinho, crepe, cachorro-quente, confeitaria e outros de alimentação, além de costuraria, adicionados em 2020.