O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

“O CIT mudou a minha vida”, afirma artesã de São Luís

Maio é o mês do trabalhador e o Governo do Estado atua com diversas frentes de ações e políticas públicas na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras maranhenses. Um exemplo disto é o Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), inaugurado em setembro de 2019 pelo governador Flávio Dino. O CIT levou para o quilombo urbano da Liberdade e comunidades adjacentes um espaço flexível que reúne cultura, educação, empreendedorismo, arte, lazer e qualificação como alternativa contra caminhos da marginalização que, por muitas vezes, assolam a juventude em situação de vulnerabilidade social.

Desde a sua efetivação até os dias de hoje, o foco das ações está em enaltecer as raízes da comunidade, visando a inclusão, a formação e a qualificação dos moradores, fortalecendo uma visão crítica e empreendedora cheia de oportunidades, corroborando com o crescimento da comunidade de forma social, cultural e econômica. 

Este ano, o CIT celebra dois anos de sua existência e já qualificou mais de 2.000 pessoas por meio de cursos de capacitação, palestras e oficinas em parcerias com outras pastas do Governo. 

A artesã Lorença Rosário foi uma das alunas que passaram pelo CIT e afirma: “Fiz o curso de Bordado Richelieu e estou maravilhada com essa iniciativa do Governo. Eu, como mulher negra e quilombola, me sinto representada e valorizada com ações deste tipo. Aqui, alguns cursos possibilitam até auxílio de transporte para pessoas que não podem se descolar até o local para fazerem cursos. É fantástico! Farei outros cursos. O CIT transformou minha vida e de outros milhares de pessoas”. 

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destaca as ações realizadas no Maranhão para formação e qualificação dos maranhenses através do CIT. 

“Quando trabalhadores e trabalhadoras obtém qualificação, suas chances de colocação e realocação no mercado de trabalho são maiores. O CIT é um orgulho para nós, além de ser um marco de resistência das comunidades quilombolas. Desde sua inauguração, muitos cursos e oficinas foram ministrados, visando fortalecer esta importante política pública que promove autonomia e oportunidade em diversos segmentos. Além de cumprir um papel social de suma importância, temos um equipamento público para o povo que retira pessoas das ruas, os qualificam e possibilita grandes chances de colocação no mercado de trabalho”, analisa o gestor.  

Cursos ofertados

O CIT é espaço de qualificação profissional por meio da valorização da cultura local, que promove ações de capacitação organizadas pelas Secretárias de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e de Igualdade Racial (SEIR). 

O Centro já promoveu cursos como Informática Básica, Estamparia, Corte e Costura, Turismo e Hospitalidade, Recepcionista, Vendas e Atendimento, Auxiliar Administrativo, Arte e Reciclagem, Design de Moda Afro, Bordado, Confecção de Personagens da Cultura Popular, Artesanato com Papelão, Pintura, Customização de Camisetas, cursos na área da beleza (salão), pré-vestibular, entre outros.