O cão aventureiro mais viajado do mundo está no Maranhão

Depois de conhecer 36 países e ter um diário de viagem de dar inveja a muitos turistas, o border collie Rafa, conhecido na mídia de Portugal como o cão turista, está visitando as quatro regiões do Brasil. Ele e seus tutores Pedro e Sara Tavares chegaram ao país no início de outubro e ficam até 20 de dezembro.

A partir dessa semana até dia 09 o grupo está no Maranhão a convite da Secretaria Estadual do Turismo para descobrir as belezas da Chapada das Mesas e São Luís. A capital maranhense foi a cidade escolhida para Pedro celebrar seu aniversário, no próximo dia 7. A visita não poderia ter vindo em melhor hora para o turismo brasileiro, pois o governo do Estado acaba de conseguir que a companhias aérea SATA criasse um voo direto entre São Luís e Portugal. A inauguração será no dia 12 de dezembro.

Rafa, Pedro e Sara vieram ao Brasil para compartilhar com o público brasileiro sua experiência de viajar com um pet e conhecer pontos turísticos em busca de lugares que reúnam aventura a uma hospedagem e gastronomia diferenciadas. A ideia é que no próximo ano possam apresentar esses destinos aos portugueses por meio da Tuga.me – agência de viagens que abriram em plena pandemia.

O companheiro de viagens não é um mero expectador de seus tutores. Ele também pratica esportes de aventura, como stand-up paddle, trekking e tirolesa. Recentemente recebeu o título de cão de assistência médica (cão guia no Brasil) por identificar e avisar ao Pedro quando há uma disritmia cardíaca. O simples ato de aproximar o focinho do pescoço do seu amigo é um alerta para que Pedro tome medicação, evitando assim desmaios e convulsões.

Pedro e Sara estão juntos há 29 anos e começaram a viajar com pets quando adotaram seu primeiro cão, aos 15 anos. Há dez anos – o casal que tem 44 anos- viaja com o Rafa pelo mundo.

Quer conhecer mais sobre as aventuras e descobertas de Pedro, Sara e Rafa ao redor do mundo e o que estão descobrindo no Brasil? Siga o perfil tuga.me no Instagram e acompanhe o canal no Youtube (tuga.me).

Foto: Divulgação