O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Saúde

Nutrólogo dá dicas práticas de como prevenir o diabetes tipo 2

No próximo domingo, 14 de novembro, será o Dia Mundial do Diabetes, que visa conscientizar sobre a doença. De acordo com dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o quinto país em maior número de pacientes com a condição no mundo, com 16,8 milhões de adultos (20 a 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. E a estimativa é que a incidência da doença chegue a 21,5 milhões em 2030, sendo o diabetes tipo 2 o mais prevalente.

Segundo o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition do Brasil, o diabetes tipo 2 é uma doença inflamatória ligada ao estilo de vida e que segue os passos da epidemia de obesidade no País.

De acordo com o especialista, diferente do tipo 1, caracterizado pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas e que pode ter causa hereditária, o diabetes tipo 2 acontece devido a um quadro de resistência à insulina – quando o mecanismo de controle da glicose pela insulina deixa de funcionar. “Pessoas com excesso de peso ou que acumulam mais gordura visceral (ao redor da cintura) têm mais chance de desenvolver a condição”, alerta o médico. Isso porque o excesso de insulina produzida na tentativa de compensar o quadro e o aumento de gordura corporal tornam o organismo um ambiente inflamado. Isso faz com que o paciente tenha maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, doenças na retina, nos rins e no cérebro.

A seguir confira as dicas do médico para ficar longe dessa doença:

Controle a gordura do seu corpo

Apesar da balança ainda ser a ferramenta mais usada para controlar o peso, a fita métrica é a melhor maneira de indicar a quantidade de gordura corporal na região abdominal, que é a mais nociva. Além disso, algumas pessoas podem estar dentro do peso ideal, mas ter pouco músculo e bastante gordura corporal.

Na prática: “Com uma fita métrica, verifique o diâmetro da sua cintura, que deve ser menor ou próxima à metade da altura da pessoa”, ensina o médico nutrólogo.

Por exemplo: Um homem de 1,80 m deve ter uma cintura de aproximadamente 90 cm e uma mulher de 1,60 m apresentar cerca de 80 cm de cintura. Se passar desse valor, deve procurar um profissional da saúde para fazer ajustes na alimentação e no estilo de vida. O teste de bioimpedância também é interessante para mostrar o percentual de gordura e músculos.

Consuma mais fibras

Além delas contribuírem para o bom funcionamento do intestino, também ajudam a baixar o índice glicêmico da refeição e a gerar saciedade, impactando no controle do peso e na redução da gordura abdominal.*

Na prática: A recomendação de ingestão diária de fibras é de 25 gramas. Para chegar nessa quantidade, inclua frutas, verduras, cereais integrais e suplementos de fibras na dieta.

A Herbalife Nutrition, empresa especialista em suplementos proteicos combinados, tem em seu portfólio produtos com fibras. Confira quais são, a seguir:

Fiber Concentrate1

Nos sabores uva e manga e sem adição de açúcares, por isso tem baixo valor calórico. Pode ser usado misturado em água com ou sem gás, ou ainda como calda em frutas ou sobremesas. Oferece 3 g de fibras por porção.

Preço: R? 140,00 (450 ml)

Fiberbond2

Exclusiva combinação de fibra de aveia e beterraba, oferece 1,5 g de fibras por porção.

Preço: R? 130,00 (180 tabletes)

Fiber powder3

Versátil, pode ser adicionado em qualquer alimento ou bebida, quente ou frio e em preparações doces ou salgadas. Oferece 4 g de fibras com apenas 5 kcal por porção

Preço: R? 163,00 (275 g)

Preserve sua massa muscular

Quanto mais músculo e menos gordura a pessoa tiver no corpo, menor será a chance de desenvolver a condição. Isso porque os músculos são os responsáveis por captarem a glicose circulante no sangue. “Quanto mais massa magra a pessoa tiver, mais controlados serão seus índices de glicose no sangue”, explica Dr. Nataniel Viuniski

Na prática: Pratique atividade física em cinco dias da semana durante uma hora, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Priorize os exercícios de força (musculação) para gerar hipertrofia e consuma proteína de alta qualidade em todas as refeições – carnes magras, queijos, ovos, barra de proteína, iogurtes e shakes proteicos. “Pacientes que conseguem adotar um estilo de vida ativo e uma alimentação com mais proteínas magras e menos carboidratos simples podem ficar um bom tempo sem usar medicação. Aliás, os impactos das mudanças de hábitos na saúde são melhores do que qualquer remédio e sem os efeitos colaterais (impotência, transtornos gastrointestinais e hipoglicemia). Fora que os medicamentos conseguem controlar a glicose, mas não controlam as complicações dessa condição”, acrescenta o nutrólogo.

Boas fontes de proteína:

Açaí proteico4

Com polpa de açaí orgânico liofilizado, banana, suco de maçã e whey protein, é prático de ser levado para ser preparado e consumido em qualquer lugar. Oferece 12 g de proteína por porção. Não tem corante, aromatizante, edulcorante e conservantes.

Preço: R? 169,00 (embalagem com cinco sachês de 50 g)

Barra Crunch sabor Doce de Leite5

É uma deliciosa barra para consumir entre as refeições, que oferece 13 gramas de proteína por unidade.

Preço: R? 97,00 (caixa com 7 barras)

Herbalife SKIN Beauty Booster Colágeno6

Nos sabores frutas vermelhas e tangerina, é formulado com colágeno, whey protein, vitaminas e minerais (vitaminas A, C D e E, cobre, selênio, zinco e biotina). Ideal para consumir no lanche. Cada porção possui 45 calorias e 8,4 g de proteína.

Preço: 215,00 (240 g)

Fique atento ao horário da sua refeição

De acordo com a crononutrição, aquilo que é colocado no prato traz um impacto diferente no organismo dependendo do horário do consumo. Portanto, comer carboidratos simples à noite é diferente de consumi-los pela manhã, já que o organismo da maioria das pessoas está mais preparado para gastar energia durante o dia e economizá-la no período da noite, momento em que o corpo se prepara para o repouso.

Na prática:

Faça um jantar mais leve e, de preferência, até às 20h. Lembre-se de evitar carboidratos simples neste horário. Prefira legumes, verduras e opte por uma proteína magra. “Controlar o estresse e um sono de qualidade também contribuem para prevenir a doença”, finaliza o nutrólogo.

*Essas informações são de conhecimento científico sobre o nutriente.

Preços sugeridos para o Estado de São Paulo?sem frete.

1Mistura Concentrada Para o Preparo de Bebida de Fibra. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

2Fibra de Aveia e Beterraba em Tabletes. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE AVEIA E SOJA. CONTÉM GLÚTEN.

3Fibra Alimentar em Pó Sabor Neutro. NÃO CONTÉM GLÚTEN. O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos.

4Suplemento alimentar de proteínas em pó. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS LEITE E SOJA. CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Este produto não é um medicamento. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem. Mantenha fora do alcance de crianças.

5Suplemento Alimentar de Proteínas em Barra Sabor Doce de Leite. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE E SOJA. PODE CONTER AMENDOIM, AVELÃS, CASTANHAS E OVOS. CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Este produto não é um medicamento. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem. Mantenha fora do alcance de crianças.

6Suplemento Alimentar de Proteínas, Vitaminas e Minerais em Pó. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE E SOJA. CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Este produto não é um medicamento. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem. Mantenha fora do alcance de crianças.

Como adquirir produtos Herbalife Nutrition

Os produtos Herbalife Nutrition são comercializados exclusivamente por Consultores Independentes, mas o consumidor também pode comprar os produtos online ao se tornar um Cliente Premium.

Sobre Dr. Nataniel Viuniski

Dr. Nataniel Viuniski é Pediatra e Nutrólogo, tendo como principais áreas de interesse o controle de peso, longevidade saudável e obesidade Infanto-Juvenil. Docente da Pós-Graduação da Faculdade Futura – Curitiba. É autor dos livros Ali Mente Ação e “Obesidade Infantil – Um Guia Prático” e capítulos de livros técnicos bem como de diversos artigos para público leigo e comunidade científica. Dr. Nataniel graduou-se em Medicina na Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é pós-graduado em Pediatria pelo Hospital Infantil Conceição de Porto Alegre; possui título de nutrólogo pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrição) e é membro do Conselho Para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition desde 2004.

Sobre a Herbalife Nutrition

A Herbalife Nutrition é uma empresa global que vem mudando a vida das pessoas por meio de produtos de nutrição e oportunidade de negócios para seus Consultores Independentes desde 1980.

A Empresa oferece produtos de alta qualidade e respaldados pela ciência, comercializados em mais de 90 países por Consultores que fornecem orientações individuais e uma comunidade de apoio que inspira seus consumidores a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.

Através da campanha global da empresa para erradicar a fome, a Herbalife Nutrition também está comprometida em levar nutrição e educação para comunidades em todo o mundo.