Novos municípios maranhenses recebem capacitação para adesão ao Sisan

Teve início nesta semana mais uma oficina de operacionalização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O treinamento está sendo realizado em quatro cidades maranhenses com o objetivo de capacitar gestores e conselheiros que ainda estão em processo de adesão ao Sistema. 

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, o Maranhão vem se destacando com relação à implantação do Sisan nos municípios. Atualmente, temos 74 municípios adesos, em 2015 eram apenas 11.

“Nos últimos anos demos um grande salto no número de municípios adesos ao Sisan, isso reforça que a política de segurança alimentar vem sendo fortalecida aqui no estado com a implantação de ações específicas, como por exemplo a capacitação das equipes municipais, além de outras medidas de incentivo como o concurso Selo Sisan”, explicou o secretário.

Para essas oficinas, foram contemplados os municípios de Itapecuru-Mirim, Arari, Vitória do Mearim e Miranda do Norte. A capacitação também conta com a parceria das unidades regionais no Maranhão do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Um dos participantes da capacitação, o secretário municipal de Planejamento do município de Arari, Luís Fernandes, comenta que a Política de Segurança Alimentar tem vários eixos, o que exige uma articulação intersetorial. “A política de segurança alimentar e nutricional é muito importante para os municípios, fazendo a junção de várias pastas no combate à fome”.

As oficinas de operacionalização têm como finalidade a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), através da sensibilização com orientação sobre o Sisan, além de capacitações.

A secretaria adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, Lourvídia Caldas, fala da importância do processo de adesão dos municípios ao Sisan. “Nesta etapa, os quatro municípios que participam do processo de adesão do Sisan estão recebendo orientações considerando a importância do sistema e a partir de então terão embasamento para iniciarem o processo de adesão. O Maranhão é o estado que mais avançou com adesão ao Sistema e isso é o resultado de um trabalho da equipe da Sedes para conscientizar os municípios da importância da adesão”, explicou Lourvídia Caldas.