Novo Farol Preguiças representa esperança e retorno do comércio local

O povoado de Mandacaru, no município de Barreirinhas, mantém uma grande expectativa para a inauguração do novo Farol Preguiças, que foi revitalizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, esteve na semana passada no local junto com o prefeito Dr. Amílcar, e o superintendente regional de Articulação Política do Governo do Estado, Manuel Rodrigues, para vistoriar os serviços realizados. 

O Farol Preguiças é um dos cartões postais do Maranhão. Com 160 degraus, é parada obrigatória para quem faz a rota turística na região dos Lençóis Maranhenses. Proporciona uma vista privilegiada do alto da torre, o que atrai visitantes e movimenta a economia local, tendo em vista que a comunidade sobrevive da pesca, comércio, turismo e artesanato.

Com o Farol Mandacaru reformado e mais seguro, a população poderá retomar, aos poucos, a movimentação econômica, seguindo todas as restrições sanitárias necessárias neste período de pandemia da Covid-19.

Para Domingos Rodrigues, dono da banca de bebidas tradicional logo na entrada do povoado, o novo farol representa uma esperança para volta do comércio. “Antes estava tudo bem; agora, as lanchas vêm e não atracam. A nossa expectativa é que, com o Farol aberto para visitação, as vendas melhorem”, disse. 

Visando garantir a beleza e a segurança do local, a equipe da Sinfra realizou os serviços de revitalização, executando obras de reforço estrutural, guarda corpo, corrimão, letreiro, instalações elétricas e pintura.

Ao ver a reforma sendo realizada, a comerciante Ivanete Moraes, conhecida como Netinha, que trabalha no local há 22 anos, afirmou que o Farol Preguiças é fonte de renda para muitas famílias e que o novo visual dará mais visibilidade e lucro. “Eu tenho certeza que a reabertura do Farol vai ajudar muitas mães de família, não só aqui, como em Barreirinhas, Caburé e toda a região”, reforçou.

Para o secretário Clayton Noleto, além de possibilitar melhor experiência turística, a revitalização influencia diretamente na geração de emprego e renda para a população do povoado e entorno, que vive de pesca, artesanato e turismo. 

“O Farol de Mandacaru é um importantíssimo equipamento de turismo para a região. Com a atividade econômica, pais e mães podem sustentar suas famílias. Em breve, o local será reaberto e os trabalhadores poderão aumentar sua renda”, afirmou o secretário.

Além de ser importante para o povoado de Mandacaru, o novo Farol, também, é indispensável para o povoado vizinho, Badaora. Segundo Ivanete Silva, presidente da Associação de Moradores do Povoado Badaora, pais e mães de família prestam serviços e o Farol auxilia eles no ganho de renda.

“Temos prestadores de serviços que dependem do Farol; restaurantes estão fechados e a comunidade é afetada indiretamente já que do povoado saem prestadores de serviços que trabalham na região do Farol Mandacaru. Temos esperança para o retorno das atividades”, afirmou Ivanete Silva.