Nova remessa de vacinas contra o coronavírus são distribuídas para os aos município

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, até o momento, 84,99% de doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19. A cada nova remessa, equipes intensificam a distribuição dos imunizantes aos municípios. Nesta segunda-feira (9), o estado recebeu mais 46.000 doses da vacina CoronaVac para aceleração da imunização no estado.

O Maranhão também recebeu, no último fim de semana, 63.000 doses da AstraZeneca/Fiocruz, destinada à aplicação de D2 e 65.600 doses da AstraZeneca/Covax para a aplicação de D1.

“As doses que chegaram nesta segunda, juntamente com os imunizantes que recebemos durante o fim de semana, estão passando por conferência para que sejam preparados para envio aos 217 municípios maranhenses ainda esta semana”, afirma a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 5.964.510 doses recebidas, sendo 1.690.220 doses da CoronaVac, 3.316.200 doses da AstraZeneca, 845.190 doses da Pfizer e 112.900 doses da Janssen.

As vacinas foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (Ceadi), vinculada à SES, responsável pela distribuição aos municípios. 

Prevenção

De acordo com a SES, mesmo com o avanço da vacinação no estado e as medidas de enfrentamento à Covid-19 adotadas pelo Governo, a sociedade deve manter o cumprimento dos protocolos sanitários, como o uso da máscara, higienização das mãos frequentemente e distanciamento social.