Nova etapa do Trabalho Jovem “Prepara Maranhão” é apresentada para mais de 2.500 jovens de Caxias

Mais de 2.500 estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do município de Caxias compareceram à solenidade de apresentação da nova etapa do programa Trabalho Jovem, o eixo Estágio Social: Prepara Maranhão. O evento, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com a Prefeitura de Caxias, aconteceu no último sábado (25), no ginásio Poliesportivo da Unifacema.  

A apresentação ocorreu de forma simultânea nos seis municípios contemplados nesta etapa: a Região Metropolitana de São Luís (3 mil vagas); Imperatriz (700 vagas); Timon (400 vagas); Caxias (400 vagas); Balsas (300 vagas); e Colinas (200 vagas), perfazendo um total de 5 mil vagas ofertadas pelo governo do Maranhão. Cada estagiário receberá bolsas no valor de R$ 600,00, e atuarão em órgãos da administração pública estadual, com duração de 6 meses.  

O governador licenciado, Carlos Brandão, ainda em tratamento de saúde, não pode comparecer ao evento, mas enviou um áudio, onde ressaltou que a iniciativa visava fortalecer ainda mais a igualdade de oportunidade e dar condições dignas para que os jovens maranhenses possam ingressar no mercado de trabalho. “Além de colocar as pessoas como prioridade, iniciativas como essa são uma forma de assegurar o desenvolvimento econômico e contribuir para a realização de sonhos. Desejo muito sucesso para as alunas e os alunos maranhenses nessa nova caminhada”, afirmou o governador. 

Os alunos contemplados para o estágio remunerado foram sorteados ainda no sábado, durante o evento nos seis municípios envolvidos na iniciativa. Responsável pela logística de Caxias, a secretária da Setres, Lília Raquel, destacou pontos importantes do Prepara Maranhão. “Em Caxias, foram sorteados 400 estudantes, eles serão protagonistas de uma grande iniciativa do Governo do Maranhão. Foi o governador Carlos Brandão que decidiu pela continuidade do Projeto Trabalho Jovem, por meio dessa nova etapa. É uma forma solidária e mais justa de fomentar a oportunidade a quem precisa ter algum tipo de experiência para disputar o mercado de trabalho e lutar por uma oportunidade de emprego”, destacou a secretária. 

Para a estudante Lílian Lima, beneficiada da primeira etapa do Programa Trabalho Jovem, o Prepara Maranhão facilitará a entrada do jovem no mercado de trabalho. “A cada dia que passa, as oportunidades de trabalho são cada vez mais escassas. Um projeto como este tem como contribuição para nós, estudantes, fazer com a que a inserção na vida profissional seja feita de maneira mais fácil, proporcionando profissionais melhores qualificados para a empresa”, afirma. 

Mesma avaliação tem a gestora estadual da Unidade Regional de Educação de Caxias, Lacy Assunção. “Quando futuramente os nossos jovens procurarem um espaço no mercado de trabalho, já terão uma experiência para constar no currículo. O que, com certeza, é uma grande incentivo para os jovens maranhenses quererem participar do projeto”, conta a gestora. 

O eixo Estágio Social: Prepara Maranhão é um esforço conjunto do Governo, por meio da Setres, da Secretaria de Estado da Industria e Comércio (Seinc), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (Segep) e Secretaria de Estado de Governo (Segov).