Nosso Centro: mais um casarão na Rua da Palma será reformado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Vale, vai restaurar mais um casarão, em iniciativa do programa Nosso Centro. Nesta quarta-feira (6), o titular da pasta, Márcio Jerry, assinou ordem de serviço para execução de obras de reforma e restauração do casarão localizado na Rua da Palma, nº 308, no Centro Histórico de São Luís. 

A intervenção no prédio tem por objetivo a revitalização da região, visando garantir o desenvolvimento sustentável, conservação e valorização da história da capital maranhense.

Com 528 metros quadrados, o prédio de características arquitetônicas da colônia portuguesa será destinado a abrigar estruturas do Governo do Maranhão. 

Jerry destacou a importância das ações do programa Nosso Centro na preservação do patrimônio histórico e no desenvolvimento econômico no Estado. 

“No Centro Histórico, temos outras parcerias com a Vale que são muito produtivas e importantes para o Maranhão. Cada vez que se mobiliza uma frente de obra você está gerando emprego, fazendo circular recursos e atenuando os efeitos da crise econômica e sanitária também. O programa Nosso Centro tem juntado várias secretarias do Governo Flávio Dino como a Secid, a Secretaria de Cultura, Segov e Sinfra, em uma ação coordenada que tem dado excelentes resultados”, destacou o titular da Secid. 

Carolina Veloso, secretária adjunta de Cultura do Maranhão, falou sobre a parceria com a iniciativa privada na revitalização dos casarões. “Mais uma parceria que o Governo do Estado faz com a Vale em termos de reformas. O programa Nosso Centro tem várias secretarias envolvidas; uma ação muito importante que busca a revitalização de todos esses casarões que terão múltiplas funcionalidades, além de levar nossa cultura a todas as pessoas que vão conhecer a arquitetura e pode desfrutar de belas vistas”, enfatizou. 

Para a profissional de relações institucionais da Vale, Vanessa Tavares, o objetivo da parceria com o Governo é resgatar o valor histórico dos imóveis. 

“A Vale, como empresa privada, está contribuindo nessa iniciativa. A intenção é se unir ao Governo para restaurar o nosso Centro Histórico, fazer que esses prédios sejam realmente bem utilizados pela população, pelo poder público, pois muitos dos prédios serão destinados também para sedes do Governo. Então, ficamos felizes de contribuir com essa iniciativa que resgata o patrimônio”, disse. 

Além desse prédio localizado na Rua da Palma 308, a Secid, em parceria com a Vale, está reformando mais três casarões no Centro Histórico de São Luís: um na Rua Rio Branco, que possui características arquitetônicas de influências portuguesas; o sobrado da Rua do Giz, com pavimentos e elementos característicos do final do período colonial; e outro casarão está localizado na Rua da Palma e data de meados do século XIX. 

Nosso Centro

São Luís é reconhecida desde 1997 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e conta com cerca de quatro mil imóveis do período colonial e imperial. 

O programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Maranhão, e de coordenação da Secretaria de Estado da Cultura, tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando a historicidade e cultura ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.