Nossas ações foram repensadas para contribuir com os que mais precisam, declara secretário Márcio Honaiser em entrevista à Rádio Timbira

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, em entrevista concedida nesta terça-feira (5) à Rádio Timbira, abordou as principais ações desenvolvidas pela pasta no ano de 2020, as próximas ações para este ano e ainda tratou das mudanças na forma de pagamento do Bolsa Família.

Durante a entrevista, o secretário destacou que apesar da pandemia ocorreram muitos avanços como a ampliação de programas e entrega de equipamentos. “Neste ano de pandemia nossas ações foram repensadas para contribuir na vida de pessoas que mais precisam. O trabalho não parou, programas foram ampliados e equipamentos entregues, tudo respeitando as normas sanitárias”, afirmou o secretário.

Foram 11 Restaurantes Populares inaugurados em 2020, que, atualmente, contabilizam 54 equipamentos em plena atividade em várias regiões, 24 Sistemas de Abastecimento de Água que beneficiam mais de 2 mil famílias em todo o estado, e que nos últimos 2 anos somam 75 sistemas entregues.

Com relação ao Programa Mais Renda, as capacitações itinerantes percorreram mais de dez municípios, beneficiando mais de 300 pessoas com duas carretas equipadas e a inclusão de novas modalidades profissionais, costuraria e confeitaria.

Já o Banco de Alimentos, mesmo com o fechamento por alguns meses, beneficiou 50 entidades e mais de 10 mil pessoas. O Banco será também ampliado com a instalação de uma câmara fria. O gestor da Sedes falou também sobre as perspectivas para assistência social no Maranhão que são fundamentais para garantir à população maranhense acesso aos direitos básicos de saúde. Só nos últimos dois anos foram entregues 22 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Mudança no pagamento do Bolsa Família

O secretário Márcio Honaiser ressaltou a preocupação da Sedes com a nova forma de pagamento do Bolsa Família. “Houve uma mudança na forma de pagamento do Programa Bolsa Família. O Governo Federal mudou em dezembro o pagamento para o aplicativo da poupança social digital. A Sedes não quer que nenhum maranhense fique sem benefício, para isso vamos capacitar e orientar os novos gestores municipais e formar novos entrevistadores do CadÚnico”.

Primeiras ações de 2021

Novos equipamentos nas áreas de segurança alimentar, assistência social e inclusão socioprodutiva serão inaugurados para promover melhoria na qualidade de vida das famílias maranhenses. Mais dois Restaurantes Populares, sendo um em Marajá do Sena e outro em Afonso Cunha. Também terá o Dia D com entregas de Sistemas Simplificado de Abastecimento de Água. Na área da assistência social mais dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) serão entregues.