Nossa Gente: projeto leva jazz para o Centro Histórico de São Luís

Ilha Jamaica, capital brasileira do reggae, São Luís, mais precisamente o seu Centro Histórico, inspira arte, música que vai muito mais além do famoso ritmo que dá tal título à cidade.

Seja com os repiques dos pandeiros, num samba ao entardecer na Feirinha da Praia Grande; ou com os estralar das matracas e a cadência dos pandeirões que ditam os festejos junino; o toque ritmado da parelha de tambor de crioula que faz a coreira rodopiar suas coloridas saias; tudo isso compõe perfeitamente o tradicional cenário do local, mas pode ter certeza, essa efervescência vai muito mais além. Nas ruas de paralelepípedos da cidade, também ecoa um som de jazz.

Jayr Torres é professor de guitarra na Escola de Música Lilah Lisboa, de São Luís e fez a façanha de inserir o jazz nesta variada mistura musical que forma o nosso Centro. Ele conta que o Centro Histórico inspirou sua trajetória e motivou a desenvolver o Projeto Sexta Musical Jazz, que reunia artistas, músicos e admiradores do gênero musical num fim de tarde regado a muito jazz. Os encontros tinham como palco o jardim da Escola de Música, bem no coração do Centro Histórico.

“Tenho uma relação com o Centro a partir de 1997, quando comecei a dar aula aqui na Escola de Música. Aqui, desenvolvi um projeto de música instrumental chamado Sexta Musical Jazz e foi aqui, neste jardim, que eu comecei. A gente montava o som, chamava os amigos e tocava para o pessoal ver”, explica.

Inspirado nos festivais de Jazz que acontecem na Europa, Jayr queria trazer este universo para perto dos casarões coloniais do Centro de São Luís. “Lá na Europa eles fazem os festivais de jazz ao pôr do sol, então eu remeti isso aqui. E não tem lugar melhor para fazer esse encontro que no nosso Centro, ladeado por belíssimos casarões coloniais”, comenta Jayr.

Para dar um toque local, Jayr dá uma roupagem de jazz às músicas conhecidas da cultura maranhense. Já imaginou uma música da banda Jegue Folia, que embala multidão nos carnavais, tocada em jazz? Pois pode crer.

O professor e músico Jayr Torres é o personagem deste mês de julho do programa Nossa Gente, realizado pela Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano. No programa, mostra personagens que são importantes para o Centro da cidade. A série é divulgada mensalmente nas redes sociais da Secid. Para acompanhar, é só dar um pulo no Instagram @secidma e @nossocentroslz. 

Nosso Centro

O Programa Nosso Centro, desenvolvido pelo Governo do Maranhão tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o Centro como espaço democrático.