Noite de lançamento: “Os Tambores de São Luís” ganha versão em quadrinhos
A valorização e o fortalecimento da cultura maranhense são compromissos permanentes da Equatorial Maranhão. Por meio de patrocínios e apoios a projetos culturais, a concessionária de energia viabiliza iniciativas que preservam a memória, incentivam a formação de novas plateias e impulsionam diversas expressões culturais no estado.
A mais recente iniciativa foi o patrocínio do livro Os Tambores de São Luís em Quadrinhos, uma adaptação do romance histórico Os Tambores de São Luís, do consagrado escritor maranhense Josué Montello (1917-2006); assinada pelo escritor e roteirista Iramir Araújo. A obra conta com o patrocínio da Equatorial e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O romance original tem como protagonista o negro Damião e retrata sua jornada por São Luís para visitar seu trineto recém-nascido. Considerado um dos grandes romances sobre a escravidão no Brasil, Os Tambores de São Luís ganha agora uma nova versão em quadrinhos, tornando-se mais acessível a diferentes públicos e promovendo o contato de novas gerações com a obra de Montello.
A Gerente Corporativa de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques, esteve presente no evento e destacou a relevância da iniciativa. “Para a Equatorial, é um privilégio e uma grande alegria apoiar esse projeto, que reforça a cultura do Maranhão por meio da literatura. Essa releitura em quadrinhos aproxima a obra de novos públicos, permitindo que mais pessoas conheçam a grandiosidade do trabalho de Josué Montello. O que Iramir Araújo nos entrega é a continuidade de uma história fundamental para o Maranhão e para os maranhenses. Com esse apoio, a Equatorial reafirma seu compromisso de incentivar e fortalecer a cultura maranhense em suas diversas formas de expressão”, comenta.
Com ilustrações de Rom Freire e Ronilson Freire, a obra foi apresentada ao público em uma noite cultural na Casa de Cultura Josué Montello, na última quinta-feira (03/04). O evento marcou o início das comemorações pelos 50 anos do romance Os Tambores de São Luís e contou com uma programação especial, incluindo sessão de autógrafos, debate com os autores e exposição interativa sobre o processo de adaptação, com QR Codes para leitura digital. A apresentação do grupo Tambor de Mina Terreiro de Iemanjá também fez parte da celebração.
O autor, historiador e roteirista Iramir Araújo enfatizou a importância do apoio da Equatorial Maranhão na realização do projeto. “O patrocínio da Equatorial é essencial para que obras como essa cheguem ao público. A empresa demonstra uma sensibilidade ímpar ao investir na cultura, e somos muito gratos por esse apoio”, ressaltou Iramir.
Com essa iniciativa, a Equatorial Maranhão reforça seu papel como incentivadora da cultura e da valorização da identidade maranhense, levando a literatura e a arte a um público cada vez mais amplo.