No Maranhão, Uninter tem a melhor avaliação entre os cinco maiores grupos de educação a distância

O Centro Universitário Internacional Uninter alcançou IGC 4 e uma nota contínua que a coloca no topo do ranking dos maiores grupos educacionais em educação a distância (EAD) do país. A nota foi divulgada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, foram avaliadas mais de 2 mil instituições entre públicas e privadas, onde apenas 21% das particulares alcançaram notas mais altas, entre elas, a Uninter.

“Nosso objetivo sempre foi levar uma educação de qualidade para todo o país através de um atendimento personalizado, inovador e disruptivo. O mérito desse resultado, porém, vem dos esforços de todos, alunos, equipes pedagógicas e administrativas, que dão o seu melhor diariamente para aprenderem e ensinarem”, afirma Benhur Gaio, reitor da Uninter.

Considerado o principal indicador de avaliação das instituições superiores brasileiras, o IGC – Índice Geral de Cursos – é divulgado anualmente pelo MEC, e possui uma escala de avaliação de 1 a 5. O levantamento tem como objetivo avaliar a qualidade da educação em diversas esferas, como infraestrutura, tecnologias, recursos e metodologias adotados para o ensino, bem como à qualidade do corpo docente.

O índice considera três principais indicadores de desempenho das instituições: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Conceito Enade), Conceito Prelimitar de Cursos (CPC) e Índice de Desenvolvimento Discente (IDD). Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, 3 regular, e notas 4 e 5 satisfatórias.

A Uninter no Maranhão

Hoje, a Uninter possui 18 polos e mais de 5.300 alunos no estado do Maranhão. É considerado o maior centro universitário do país e a única instituição de ensino a distância (EAD) credenciada com a nota máxima no MEC. Com sede em Curitiba (PR) e atuação em todo o Brasil e no exterior, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil estudantes ativos nos mais de 700 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial, a distância e telepresencial.

Atualmente, as principais IES a distância classificam-se com os seguintes IGCs:

InstituiçãoIGC (Contínuo)IGC (Faixa)
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER3,015637984
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – UNICESUMAR2,9894279064
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI2,8288197883
UNIVERSIDADE PAULISTA2,7024148083
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ2,7008170933
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR2,4763217123
UNIVERSIDADE ANHANGUERA2,2370896713

*índices extraídos do Portal Inep: portal.inep.gov.br