No Maranhão, entidades podem participar de seleção para ocupar capacidade ociosa do Digitaliza Brasil em 17 municípios

Segue aberto até 12 de maio o prazo para participar do edital do Ministério das Comunicações (MCom) quer visa ocupar a capacidade ociosa das infraestruturas instaladas por meio do Programa Digitaliza Brasil. No Maranhão, 17 municípios foram contemplados – no total, 100 cidades em 11 estados poderão ser beneficiadas. A ação está entre as entregas do Ministério das Comunicações para os 100 dias de governo.

Os municípios maranhenses são: Arari, Barão de Grajaú, Barreirinhas, Bequimão, Cururupu, Humberto de Campos, Magalhães de Almeida, Miranda do Norte, Morros, Nova Olinda do Maranhão, Palmeirândia, Paulo Ramos, Presidente Dutra, Santa Luzia, São Benedito do Rio Preto, São João Batista e São Vicente Ferrer.

“O Programa Digitaliza Brasil já instalou mais de 850 infraestruturas completas para a transmissão de TV Digital. Para promover maior diversidade de programação, abriremos a possibilidade para que novas entidades possam utilizar a capacidade ociosa dessas infraestruturas, o que permitirá a instalação de novos canais com menor custo para as emissoras”, explicou a diretora do Departamento de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal, Daniela Schettino.

O processo de seleção de entidades seguirá os critérios estabelecidos pelas normativas do Programa e dependerá, ainda, da avaliação da viabilidade técnica para utilização dos canais de radiofrequência por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o edital, as emissoras não podem manifestar interesse em municípios onde já possuam outorga do serviço de retransmissão de TV ou onde haja retransmissão de sua programação básica por outra entidade. Além disso, elas deverão arcar com todas as despesas para a aquisição de equipamentos e adaptação da infraestrutura existente para entrada em operação, devendo preservar a continuidade das transmissões de outras entidades que compartilhem da mesma infraestrutura.

PROGRAMA DIGITALIZA BRASIL – Dos 1.638 municípios elegíveis à digitalização, 1.635 manifestaram interesse em aderir ao Programa via edital. Nestes municípios, existem cerca de 4 mil canais comerciais que são elegíveis à digitalização. Para viabilizar a digitalização dos canais analógicos, foram outorgadas 2.858 autorizações/consignações para emissoras comerciais e 3.208 consignações públicas (EBC e Câmara dos Deputados).

Além disso, até o início de abril de 2023, foram instaladas estações em 1.337 municípios brasileiros, das quais 857 já se encontram em funcionamento. Também foram distribuídos cerca de 312 mil equipamentos para a recepção da TV Digital para as famílias de baixa renda dos municípios.