No Dia Mundial da Saúde Bucal, conheça mitos e verdades sobre cuidados com a boca e os dentes

Celebrado em 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal tem como objetivo conscientizar a população global sobre como os cuidados com os dentes, a gengiva e a boca influenciam na saúde e bem-estar geral do organismo.

De acordo com a FDI World Dental Federation, organização que reúne representantes de odontologia em todo o mundo e que organiza eventos ligados ao Dia Mundial da Saúde Bucal, cerca de 3,5 bilhões de pessoas no planeta sofrem de doenças bucais.

Para reforçar a importância da data, a Extrafarma preparou uma lista com mitos e verdades sobre a saúde bucal, baseada em informações da FDI World Dental Federation. Confira:

A pandemia da Covid-19 exige cuidados adicionais com a boca.

Verdade: A boca é uma das principais portas de entrada de vírus e bactérias no organismo, incluindo o novo coronavírus, causador da Covid-19. Por isso, é muito importante lavar as mãos com água e sabão sempre antes de escovar os dentes ou usar o fio dental, jamais compartilhar escovas de dentes com outras pessoas e trocar a escova por uma nova se ficar doente.

Mascar chicletes é sempre prejudicial para os dentes.

Mito: Desde que não tenham açúcar em sua composição, as gomas de mascar podem ajudar na saúde bucal, quando a escovação dos dentes não for possível imediatamente depois da refeição. Após a ingestão de alimentos, o pH da placa bacteriana torna-se ácido, o que pode enfraquecer os dentes e deixá-los mais vulneráveis a cáries. A mastigação de chicletes sem açúcar estimula o fluxo salivar, neutralizando os ácidos da placa bacteriana.

A saúde bucal afeta outras partes do organismo.

Verdade: Manter a saúde da boca, gengiva e dentes em dia pode ajudar a prevenir males como diabetes e doenças cardiovasculares. A ocorrência de infecções dentárias também está associada a doenças respiratórias, como pneumonia. Além disso, a perda de dentes dificulta a mastigação, prejudicando a nutrição adequada do organismo.

A ingestão de açúcar em excesso causa aumento de peso, mas não interfere na saúde bucal.

Mito: Além de aumentar o risco de obesidade e diabetes, o consumo frequente de alimentos e bebidas ricos em açúcar pode causar cáries nos dentes, especialmente se não for feita uma higiene adequada após a refeição. As cáries não ocorrem sem o consumo de açúcar, por isso é importante controlar tanto a quantidade de açúcar ingerida diariamente quanto a frequência de sua ingestão nas refeições. 

A saúde da boca e dos dentes pode afetar a saúde mental.

Verdade: Doenças bucais como cáries e infecções na gengiva podem causar dores e intenso desconforto, prejudicando o bem-estar. Além disso, a perda de dentes pode afetar seriamente a autoestima, levando à perda de confiança e até ao isolamento social.

Bebês só precisam de cuidados bucais a partir do momento em que nascem seus dentes.

Mito: Os cuidados com a boca devem ser iniciados o quanto antes, para que o bebê tenha uma boa saúde bucal. A FDI World Dental Federation recomenda limpar as gengivas do bebê com um pano macio limpo e úmido, especialmente após a amamentação. Além disso, a organização recomenda que o bebê não consuma leite, suco ou outras bebidas adoçadas com açúcar ou mel e que o uso da chupeta não seja estimulado, especialmente em crianças acima de 2 anos e meio de idade.

O uso diário da escova de dentes e do fio dental são essenciais para uma boa saúde bucal.

Verdade: Uma boa rotina de higiene bucal envolve a escovação dos dentes ao menos duas vezes por dia durante dois minutos. Recomenda-se o uso de uma pasta de dente com flúor, um elemento importante na prevenção de cáries, e o uso de fio dental ao menos uma vez por dia. A escova de dentes deve ser trocada a cada três meses.

Sobre a Extrafarma

Há 59 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico com o propósito de dar acesso a saúde e bem-estar para as pessoas viverem o seu melhor. Com mais de 400 lojas e 6 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de participantes em seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Grupo Ultra, que atua na cadeia de óleo e gás por meio da Ultragaz, Ipiranga e Ultracargo, especialidades químicas com a Oxiteno e varejo farmacêutico com a Extrafarma.