No Dia do Radialista, Marcial Lima destaca a importância da categoria

O dia 07 de novembro marca a comemoração do Dia do Radialista. Na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Marcial Lima (Podemos), que é radialista por formação, destacou a importância desse profissional na sociedade moderna, homenageando a todos que atuam em rádio e televisão.

Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou a atemporalidade, a trajetória e o papel social do radialismo. Ele também homenageou os profissionais maranhenses e destacou que os radialistas ganharam duas datas para comemorar: o tradicional 25 de setembro e o 7 de novembro, que é o dia oficial, aprovado por lei, em homenagem ao radialista Ary Barroso.   

“O rádio tem prestado um relevante serviço a essa população. Faço esse reconhecimento a este profissional que presta um grande serviço à sociedade. Uma classe profissional que leva ao público informação, entretenimento e novidades por meio das ondas sonoras. Por isso, celebro essa data homenageando esses comunicadores tão essenciais no processo de desenvolvimento”, frisou.

A profissão foi regulamentada em 1978 pela Lei Federal n.º 6.615, de 16 de dezembro de 1978, e abrange várias funções, como redação, direção, roteirização, elaboração de pautas, apresentação, narração e locução.

Origem da data

A data oficial para a comemoração do Dia do Radialista é uma homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.

No entanto, popularmente os radialistas ainda celebram o dia 21 de setembro, que se refere à data da criação da lei que fixava o salário base para estes profissionais, em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas.

Os radialistas ainda comemoram o Dia Mundial do Rádio, celebrado internacionalmente em 13 de fevereiro.