No Dia do Movimento Municipalista, Governo destaca diálogo e programa de apoio a gestões municipais

No dia em que é comemorado o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro, o secretário de Articulação Política (Secap) do Governo do Maranhão, Rubens Jr, falou da importância do trabalho em conjunto entre Estado e municípios.

Rubens lembrou da importância que cada gestor municipal tem na execução de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas. “A gestão municipal é a mais próxima da população e no nosso governo buscamos valorizar o municipalismo todos os dias”, disse.

O secretário tem se aproximado cada vez mais dos gestores municipais, encabeçando um programa importante, que tem um propósito inovador e inédito no estado. “Na Secap temos o orgulho de liderar o Programa Promunicipios, que qualifica os prefeitos das 217 cidades do Maranhão melhorando, por meio  de assistência técnica, a execução de obras e ações”, explicou.

O programa, que tem como eixo principal auxiliar na capacitação técnica e desenvolvimento das gestões, também garantirá que os prefeitos possam produzir e apresentar projetos adequados às exigências técnicas dos governos federal e estadual, garantindo que os municípios encaminhem melhor as suas demandas, de modo a adequar os procedimentos da administração às exigências legais.

“O Programa além de garantir a melhoria nos processo de aprovação de contas, também  diminuirá os processos de improbidade. Quanto mais próximos os municípios estiverem do poder Executivo estadual melhor é para a sociedade. Todos ganham com isso, ganha a probidade, a lisura e o interesse público”, conclui Rubens.

Parceria com a Esmam e TCE

As parcerias de cooperação técnica firmadas recentemente com a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (Esmam) e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ampliam ainda mais as possibilidades do Programa. Todas com um mesmo propósito: qualificar as gestões nos âmbitos legais com promoção do conhecimento e consequente melhora na gestão de cada prefeito e prefeita, uma vez que a missão fiscalizadora é desenvolvida no mesmo patamar de importância da missão de orientar a gestão pública.