.

Na lista dos melhores destinos turísticos do mundo, Lençóis Maranhenses repercutem na imprensa nacional e internacional

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) comemoraram a matéria do Jornal New York Times, um dos principais diários do mundo, que apontou os Lençóis Maranhenses como um dos 52 principais destinos turísticos do planeta para se conhecer em 2023. O paraíso, localizado no Maranhão, e a cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, são os únicos locais do país citados na publicação.

A matéria do New York Times também repercutiu em jornais brasileiros, como o Globo. Para conferir a reportagem do NYT, acesse o link: https://www.nytimes.com/interactive/2023/travel/52-places-travel-2023.html

O jornal nova-iorquino descreve os Lençóis, que aparece na 11ª posição, como “o antídoto contra a sensação claustrofóbica da era Covid – uma passagem lunar vasta onde se pode vagar livremente”. Diz ainda que quem visita o local se sente “vagamente no planeta Terra” entre suas dunas de areia brancas e lagoas azuis preenchidas por água da chuva.  

“Sempre tivemos, aqui no Maranhão, um paraíso. Agora, com nosso esforço para divulgação das maravilhas do nosso estado, estamos recebendo o reconhecimento a nível mundial”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Paulo Matos.

Paulo Matos informa que, somente em 2022, foram mais de 40 mil agentes do turismo sensibilizados nas diversas feiras que a Secretaria Estadual de Turismo esteve empenhada em participar. “Hoje, os Lençóis viraram uma vitrine, além das fronteiras do Brasil e do continente americano. As pesquisas do Observatório do Turismo apontam o número grande de europeus que visitam Barreirinhas, principalmente de franceses”, afirma o secretário. 

A lista do New York Times é liderada pela capital da Inglaterra, Londres, e ainda tem destinos como Morioka (Japão), Monument Valley (EUA), Kilmartin Glen (Escócia), Auckland (Nova Zelândia), Palm Springs (EUA), Kangaroo Island (Austrália), Vale do rio Vjosa (Albânia), Accra (Gana) e Tromso (Noruega). Não há outros destinos brasileiros na lista além dos Lençóis Maranhenses e de Manaus. 

Título

Nesta semana, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi indicado para concorrer ao título de “Patrimônio Natural da Humanidade” concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

“O Maranhão está na moda e o nosso trade turístico entusiasmado diante de um momento positivo que antes nunca tinha sido visto. Começamos 2023 com o pé-direito e a expectativa é demais investimentos e geração de emprego”, comemora o secretário Paulo Matos.