Giro de Noticias

Na 5ª Caravana Federativa, diretor-presidente do SGB destaca projetos estratégicos no Maranhão

A 5ª Caravana Federativa leva para o Maranhão informações sobre principais iniciativas e serviços do Governo Federal, entre eles os projetos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Nesta quinta-feira (23), durante a abertura do evento, que ocorre em São Luís, o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, destacou ações estratégias que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico e geram melhorias para a população.

Um dos projetos em andamento é o “Gás de Transição”, que busca descobrir novos locais produtores de gás no Baixo Parnaíba. “Esta iniciativa é a centelha que acenderá o motor do desenvolvimento na região do Baixo Parnaíba, prometendo não só energia mais limpa, mas um florescer de oportunidades, empregos e uma infraestrutura robusta que elevará a qualidade de vida para toda a região”, enfatizou Melo. O diretor-presidente acrescentou que as ações do SGB representam o “compromisso com o progresso e o bem estar da população maranhense”.

No estado, SGB também desenvolve projetos essenciais para ampliar o conhecimento geológico e identificar áreas potenciais para mineralizações. Entre eles o projeto Áreas de Relevante Interesse Mineral no Cinturão Gurupi, uma das mais antigas províncias produtoras de ouro do Brasil.

Dentro do tema recursos hídricos, teve destaque o projeto “Segurança Hídrica no Estado do Maranhão”. Essa iniciativa prevê o cadastramento, recuperação e perfuração de poços para o monitoramento das águas subterrâneas. “É a nossa garantia de que o futuro será próspero e resiliente, oferecendo acesso à água potável e assegurando que cada gota seja um gole de esperança para as gerações futuras”, afirmou Melo.

Caravana Federativa – A atuação do SGB também será apresentada aos cidadãos, gestores públicos e prefeitos nesta sexta-feira (24) durante painel do Ministério de Minas e Energia (MME). Na ocasião, pesquisadores falarão sobre “Área de Risco Geológico, Mineração e Água Subterrânea”.

As atividades da Caravana Federativa ocorrem no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA), em São Luís, e encerram na sexta-feira, às 15h.