Mutirão levará emissão de documentação básica e outros serviços para zona rural de São José de Ribamar

Nos dias 28 e 29 de março, próxima segunda e terça, comunidades da zona rural do município de São José de Ribamar receberão o Mutirão para Emissão de Documentação Civil Básica e outros serviços. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social; Cartório de São José de Ribamar; Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão; e Agência do Trabalho, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/MA). 

No dia 28 será realizada a solenidade de abertura, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado na Av. Agrícola, s/n, Bom Jardim, a partir das 9h. A atividade contará com a presença do secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, e de outras autoridades do poder público estadual, municipal e do judiciário.

O secretário Chico Gonçalves destacou a importância da documentação básica para a efetivação da cidadania.

“A documentação básica é a porta de entrada para o acesso a políticas públicas. É um direito de todos. Com os mutirões conseguimos levar para as comunidades esses serviços e dessa forma elas podem ter sua documentação perto de casa, de forma rápida e efetiva. O nosso desejo é de que as comunidades da zona rural de São José de Ribamar não percam essa oportunidade e venham atualizar a documentação de suas crianças”, disse Chico Gonçalves. 

Os atendimentos serão iniciados às 10h. Entre os serviços ofertados estão emissão de Certidão de Nascimento, CPF, Cartão do SUS; atualização do Cadastro Único; e atendimento de saúde como testagem rápida de hepatites virais, atualização da carteira de vacina e aferição de pressão e glicemia.

O mutirão é voltado para prioritariamente para crianças de 0 a 12 anos que residem nas comunidades de Bom Jardim, Juçatuba, Santa Maria e Guarapiranga, zona rural de São José de Ribamar. Contudo, adolescentes e jovens sem documentação atualizada também estão sendo mobilizados para participarem da ação. Para o atendimento é importante levar comprovante de residência, documento dos pais ou responsáveis, e se já tiver, levar a certidão de nascimento.