.

Mulheres que atuam na área da Saúde recebem homenagens pelo Dia da Mulher

Mulheres que atuam em unidades da rede estadual de saúde como o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, a Maternidade Benedito Leite, a Policlínica Presidente Dutra e a Policlínica de Santa Inês foram homenageadas pelo Dia da Mulher, na segunda-feira (8). As atividades ressaltaram o cuidado integral com a saúde da mulher e também a autoestima, destacando também a importância profissional das colaboradoras.

No Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, as profissionais foram acolhidas na recepção com música ambiente e entrega de kits de beleza. “É uma forma de celebrar e reconhecer o trabalho das nossas profissionais que, com carinho e cuidado, prestam assistência em saúde aqui no hospital”, disse Deilza Moraes, coordenadora de enfermagem.

Também na capital maranhense, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) realizou blitz educativa. Foram distribuídas flores de papel, bombons e informações sobre prevenção do câncer de colo de útero.
Maria Regina Ramos Anjos, encarregada de arquivo do HCM, agradeceu a lembrança. “É muito gratificante esse tipo de reconhecimento. Ser mulher, para mim, é tudo de bom. Ser mulher e ser mãe é uma dádiva”, disse a profissional.

Thamires Lisboa, 29 anos, coordenadora de farmácia do HCM, também se sentiu valorizada. “É um dia que nós mulheres nos sentimos acolhidas pela sociedade. Todo mundo mostra o quanto a mulher tem sua importância, não somente como mãe, mas como profissional. Nós da área da saúde temos muitas mulheres em atuação. A minha mãe é uma referência por ter separado muito cedo do meu pai e ter me mostrado que é capaz criar a família com autonomia. Ela é uma grande referência para mim”, falou.

No município de Presidente Dutra, a equipe da Policlínica preparou um café da manhã e pontuou a importância da alimentação saudável para as mulheres. Lia Vanessa Ramos Pereira, nutricionista da unidade, destacou os diferentes momentos de desenvolvimento do corpo feminino e os cuidados com a alimentação em cada etapa da vida. “A alimentação saudável é que regula o nosso corpo desde a infância, gestação, até a velhice”, pontuou.

Em outra Policlínica administrada pelo Instituto Acqua, na cidade de Santa Inês, o Dia da Mulher contou com entrega de brindes e apresentação cultural com leituras de mensagens direcionadas para o tema da data. A programação do mês da mulher prossegue com atividades em outras unidades ao longo do mês.