Mulheres empreendedoras: 5 dicas de como ganhar dinheiro

Cada vez mais as mulheres vêm lutando para conseguir seu espaço no mercado de trabalho. Sempre em busca de alternativas para conquistar independência financeira, sucesso nos negócios, muitas mulheres enxergam no empreendedorismo seu caminho para essa liberdade. Por que mais mulheres optaram por empreender recentemente

Com o advento da pandemia, as mulheres foram as mais afetadas. Mais de 55% do índice de pessoas que perderam seus empregos nesse período eram mulheres. Foram as mulheres, também, as que precisaram se adaptar ao home office enquanto cuidavam dos filhos, das aulas online, dos serviços domésticos e tantas outras responsabilidades, com o fardo de se sair bem em todas elas. Foi em meio a esse caos que muitas mulheres se viram, desempregadas e com dificuldades de retornar ao mercado de trabalho, decidiram abrir o seu próprio negócio.

As vantagens de se tornar uma empreendedora

Existem vários percalços no caminho de um empreendedor, como pensar em seu negócio e estruturá-lo antes que ele venha a existir. Pensar em qual nicho seguir, fornecedores, nome da marca, identidade visual e tantas outras coisas são fundamentais antes de abrir o seu próprio negócio. Mas as vantagens também são grandes. Mulheres donas de seus empreendimentos podem fazer o seu próprio horário, encaixar suas tarefas da vida pessoal nos intervalos da vida profissional, podem obter uma renda maior do que trabalhando em regime CLT, entre outros, por isso cada vez mais mulheres estão em busca de dicas para ganhar dinheiro.

Quais setores mais cresceram durante a pandemia?

Tivemos recentemente um boom em alguns setores no mercado nos quais as mulheres que pretendem empreender devem ficar de olho. Um deles foi o setor de alimentação, especialmente aqueles com sistema delivery. Durante a pandemia ficamos impossibilitados de ir até os estabelecimentos consumir, então a alternativa era recorrer ao delivery. Esta área cresceu de forma exponencial, então vale a pena pensar se investir num restaurante com sistema delivery não seria uma boa ideia. Os setores tecnológico, de farmácia e de jardinagem também cresceram muito.

O que preciso fazer para ganhar dinheiro em meu empreendimento

Você precisa investir no seu negócio, principalmente o seu tempo. Esteja atenta ao que está acontecendo no mundo dos negócios, quais são as novas formas de comprar e vender que estão em alta, pense em formas de agradar seu público e traga sempre novidades para mantê-lo interessado no seu produto e no seu negócio. Você rapidamente entrará para o time das mulheres empreendedoras.

Dicas para ganhar dinheiro

Existem algumas atitudes que podem fazer com que seu empreendimento cresça. Abaixo iremos listar 5 dicas que podem te ajudar a se tornar uma empreendedora de sucesso.

Faça um curso destinado ao seu nicho

Se sua ideia é abrir uma confeitaria, por exemplo, não abra apenas com o conhecimento que você adquiriu vendo sua mãe ou avó cozinhar. Vá em busca de mais conhecimento. Este será seu grande diferencial. Não se conforme em oferecer somente o básico aos seus clientes, queira sempre oferecer o melhor. Assita vídeos, faça aulas, frequente Workshops e tudo o mais que puder para se tornar a melhor no que faz.

Saia do tradicional

Estamos cansados de ver mais do mesmo, não é? Então, na hora de decidir qual será o ramo de atuação de seu empreendimento, seja ousada. Arrisque idéias inovadoras, invista em negócios atuais, modernos, que não se encontra com facilidade. Você já pensou em fazer um curso sobre lingerie, por exemplo, e criar sua própria marca de roupas íntimas? Fica a dica pra você que ainda está indecisa.

Invista no marketing

Você provavelmente já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio. E esse ditado não mente. Quanto mais as pessoas ouvirem falar, ou virem sua logomarca e seus produtos circulando, mais aguçadas elas ficarão para se tornar seus clientes. Invista na divulgação nas redes sociais, crie uma embalagem que fique bem nas fotos, pense numa experiência unboxing prazerosa para seus clientes e você verá o retorno rapidamente.

Pense sempre no seu público alvo

Se você pensa em empreender e abrir uma loja física, você precisa estar onde seu público alvo está. Estabeleça quem ele é, primeiramente: majoritariamente homens ou mulheres, faixa etária, classe social, locais que costumam frequentar, suas preferências etc. Definindo o seu público será muito mais fácil de pensar onde é o melhor lugar para se instalar com a sua loja.

Não adie o start do seu negócio

Sabemos que o desafio no início é sempre grande. A insegurança de não dar certo, poucos clientes, lucros abaixo do esperado e assim por diante, mas a dica é: não procrastine, não adie o primeiro passo. Todos os negócios de sucesso hoje também tiveram seus começos, e provavelmente foram bem difíceis e incertos também. Muitas das grandes marcas só existem e resistem até hoje porque no início foram persistentes e caminharam, mesmo a duras penas, e não desistiram. Quanto mais tempo você perder pensando no que pode dar errado, mais tempo levará para seu empreendimento dar certo.

Então se você quer se tornar uma das mulheres empreendedoras, esperamos que este artigo tenha te ajudado a decidir iniciar e investir no seu sonho de ser dona do próprio negócio.